terça-feira, 27 de outubro de 2015

Harmonia do Corpo e Mente



"No Zen, uma das definições de Iluminação é Harmonia do corpo e mente.

Isso também significa a harmonização entre espírito e matéria.

Quando espírito e matéria estão em harmonia, uma terceira entidade surge - este é o verdadeiro "Caminho do Meio" budista.


O Caminho do meio não significa que está no meio entre dois opostos. O caminho do meio é quando o espirito e a matéria estão em harmonia.Isto é, quando a unicidade essencial foi realizada.

Espírito e matéria não são duas coisas diferentes, são dois aspectos do Um. Isso é a realização da nossa verdadeira natureza.

Como seres humanos, nós nos tornamos identificados com a matéria. Matéria inclui tanto as manifestações grosseiras como as sutis. 


Matéria é tudo que se pode tocar, ver, ouvir, sentir, perceber ou pensar. Um sentimento é matéria, uma emoção é matéria, como o corpo, um carro, ou o chão.

A essência da matéria é espírito. Matéria é animada pelo espírito, pela força vital, e ela não pode existir separada.



Embora possamos falar a respeito delas como se fossem duas coisas, se tirarmos a força vital não existe mais matéria. Não se trata de matéria morta, e sim de não existir mais matéria.

Parte da realização é mover-se da identificação com a matéria ( que se manifesta como personalidade ou "eu) em identificação com o espírito.

A verdadeira iluminação é quando matéria e espírito estão em harmonia. Podemos chamar essa harmonia de não-identificação ou Unicidade.


Quando nós realizamos que somos espírito, acontece uma harmonia muito mais profunda que antes, mas pode ainda existir alguma desarmonia. Por isso é importante o contato com os mestres, que nos apontam momento a momento aquilo que é.

Nós precisamos nos despojar dos conceitos, ideias e opiniões a todo momento, colocá-las fora. Então algo acontece em nosso profundo.


A harmonia não se prende a nenhum conceito, mesmo parciais, ela permanece clara e luminosa, assim, o despertar acontece de forma natural.

Quando mais harmonização acontece, mais acontece a identificação com a Verdade, ou radiância em nós.


Claro que a radiância está em todos os lugares. Nós não podemos escapar dela. Mas por um período de tempo, isso ajuda a intensificar nosso desenvolvimento.

Isso nos ajuda porque nós não perdemos o senso de que a radiância é presente em todos os lugares, mesmo quando é pouco evidente, ou pouco potente.

Nós podemos ser nós mesmos, agentes de harmonia em lugares e experiências, e torná-la mais clara e potente.


Em todos os retiros que vou, posso sentir em um minuto o quão inteiros estão os indivíduos, seja antes ou depois - surge essa harmonização entre espírito e matéria.

Quando isso acontece, muitas pessoas se sentem felizes, e outras ficam assustadas, pois isso as torna muito cheias de energia e vitalidade.


Essa harmonização é a razão que sempre se disse no Oriente, que se você quiser despertar você precisa ficar próximo de seres despertos.

Isso tem despertado seres humanos, árvores, montanhas, rios - isso leva a evolução.

Se nós formos sensíveis, nós podemos sentir quando a existência está despertando.


Seres humanos podem ser mais ou menos despertos, da mesma maneira que as árvores, montanhas, florestas. 

Quando nos expomos a essa harmonização, o despertar nos alcança, a harmonização entre espírito e matéria, e isso se estende a todos à volta, à toda natureza.

Isso é que é Iluminação. Isso é o que a meditação realiza. Nós estamos nos expondo calma e naturalmente a harmonização entre espírito e matéria.


Tudo acontece subitamente, como um click, sem você ter que fazer nada. Quanto menos fizer, melhor.

Quando nós relaxamos e permitimos que essa harmonização natural aconteça, uma beleza profunda surge em nós, e através de nós; Este é o caminho do meio, mas que não está verdadeiramente no meio, ele é simplesmente o Todo.


Essa influencia súbita transforma nossa vida profundamente. Como névoa penetra em todas as dimensões de nossas vidas, e não precisa ser anunciada com alarde. 

Harmonia dá vida a tudo.
Tudo se torna perfeito em si mesmo, em perfeito estado harmonioso e belo.


Corpo e mente, espírito e matéria, tudo e todos realizando a sagrada presença."


Adhyashati em Emptiness Dancing - Harmonization





Um comentário:

  1. Gostei muito !
    Tocou-me profundamente !
    Agradeço .

    ResponderExcluir