sábado, 5 de setembro de 2015

Projeto - Playing for Change



Inspirar, conectar e levar paz para o mundo através da música

As escrituras indianas antigas dizem que pela música nos conectamos com Deus. E isso porque o som é o que de mais denso existe no plano transcendental e o que de mais etéreo existe no plano material.


Esta é a missão que move o Playing For Change, um movimento cultural mundial que usa a música para transformar realidades e nos conectar.

Não importa as diferenças culturais, financeiras, de crenças ou de ideologias, a música tem o poder universal de unir as pessoas como uma raça única. 

O PFC é um projeto multimídia criado em 2004 pelos produtores e engenheiros de som Mark Johnson e Enzo Buono com o objetivo de reunir músicos de diferentes lugares do planeta.

Mark Johnson estava em uma estação de metrô de Nova York, a caminho do trabalho, quando viu dois monges vestindo túnicas brancas. Um cantava e o outro dedilhava um violão de cordas de nylon. Foi plantada ali a semente do Playing for Change. 

A partir daí, Johnson resolveu viajar pelo mundo filmando e gravando nas vozes de músicos de diversos países alguns clássicos da música, o que rendeu um documentário homônimo lançado em 2003. 

A repercussão foi tão boa que além de ganhar um Grammy, Mark Johnson ainda conseguiu viabilizar, na época, a construção de quatro escolas de música na África.







Em 2004, também andando distraído pelas ruas de Santa Mônica, Mark se deparou com a voz doce e ao mesmo tempo forte de Roger Ridley. Sentado em uma cadeira de plástico, microfone à sua frente e um violão surrado apoiado no joelho direito, Roger cantava uma versão suingada de “Stand By Me”, imortalizada por John Lennon no álbum Rock and Roll, de 1975. 


Mark teve a ideia de procurar músicos de rua do mundo inteiro para realizar uma participação especial naquela interpretação de Roger.

"Playing for Change" é um projeto multimídia criado com o objetivo de unir músicos do mundo inteiro em prol de mudanças globais. 





Integra o projeto a Playing for Change Foundation, uma organização não-governamental que tem construído escolas de música em comunidades carentes. O projeto produz discos e vídeos com músicos como Grandpa Elliot e Keb'Mo junto a artistas desconhecidos de várias partes do mundo, tocando versões de canções conhecidas e composições próprias. 

Já foram lançados dois discos: Playing for Change e PFC 2, além de registros ao vivo. Em 2013, o grupo estará trabalhando em um terceiro álbum.


A banda

A interpretação de Stand By Me ganhou mais de 70 milhões de visualizações no Youtube, o que levou Mark a formar uma banda com alguns desses músicos e viajar pelo mundo. Nascia assim a Playing for Change Band, que já tocou em dezenas de países e tem um repertório que vai do blues ao gospel, passando pelo reggae e pelo afropop. 


A fundação

Com o sucesso das produções, os idealizadores criaram em 2007 a organização sem fins lucrativos Playing for Change Foundation, que tem como objetivo criar e manter escolas de arte em comunidades carentes do mundo inteiro que, segundo a organização, precisam de “inspiração e esperança”.

A missão é produzir uma mudança positiva através da música e da educação artística. Desde então a organização fornece recursos para escolas de música em países da África e Ásia, como Tailândia, Congo, África do Sul, Gana, Nepal, Mali e Ruanda e, em breve, em Curitiba – Brasil, unindo artistas de rua a nomes consagrados.



Imagine





No início de 2010, a tripulação Playing For Change começou a trabalhar em uma nova canção Around the World, de John Lennon "Imagine". 

Foi um ano incrível de produção, tendo a participação de músicos das favelas do Brasil, até os santuários do sul da Índia, das aldeias do Nepal com a paisagem urbana de Tóquio e Nova York, e mais além.


A Fundação Playing For Change sente-se honrada por ter a benção e o apoio generoso de Yoko Ono, os amantes da música ao redor do mundo se unem para o lançamento do Poder Popular para a campanha. 

A campanha visa desenvolver a visão de John Lennon de paz e unidade, contribuindo para programas de educação musical em todo o mundo. 

Os Produtos irão ajudar a construir escolas de música, contratar professores de apoio, comprar e conectar as escolas para uma aprendizagem intercultural, visando a resolução de conflitos através das fronteiras. 

A música é o poder: Poder para o Povo.



Vamos Sonhar Juntos?


"Imagine que não há paraíso
É fácil se você tentar
Nenhum Inferno abaixo de nós
Acima de nós, apenas o céu

Imagine todas as pessoas
Vivendo para o hoje

Imagine não existir países
Não é fácil de fazê-lo
Nada pelo que lutar ou morrer
E nem religião, também

Imagine todas as pessoas
Vivendo a vida em paz

Você pode dizer que eu sou um sonhador
Mas eu não sou o único
Eu tenho esperança que um dia, você junte-se a nós
E o mundo será como um só

Imagine não existir posses
Eu me pergunto se você pode
Sem a necessidade de ganância ou fome
Uma irmandade mais humanas

Imagine todas as pessoas
Compartilhando todo o mundo

Você pode dizer que eu sou um sonhador
Mas eu não sou o único
Eu tenho esperança que um dia, você junte-se a nós
E o mundo será como um só..."












Fonte: http://pfcbrasil.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário