domingo, 28 de junho de 2015

LUZES DO MUNDO - BRENE BROWN





Brené Brown - Sem Medo da Imperfeição




Brené Brown (nascida em 18 de novembro de 1965) é uma pesquisadora, autora e palestrante americana, altamente respeitada por seu trabalho incansável e pesquisa sobre uma variedade de tópicos, incluindo a vulnerabilidade, coragem, dignidade e vergonha.

Brown nasceu em San Antonio , Texas e passou grande parte da vida estudantil em New Orleans, Louisiana. Ela completou seu Bacharelado em Serviço Social  na Universidade do Texas em Austin , seguido de Pós-Graduação e PHD em Serviço Social na Universidade de Houston.

Brown começou sua carreira como professora e pesquisadora da Universidade de Houston. A sua investigação centra-se na liderança autêntica, perfeição e vulnerabilidade.



Dra. Brené Brown, desenvolveu durante 13 anos uma pesquisa pioneira sobre vulnerabilidade, essa condição não é uma medida de fraqueza, mas a melhor definição de coragem.

Brown descobriu que todos nós fazemos uso de um verdadeiro arsenal contra essas sensações e explica em que consiste cada escudo e quais estratégias devem ser usadas nesse “desarmamento”. 

Ela também combate os mitos que afirmam que ser vulnerável é o mesmo que ser fraco.

Depois de estudar a vergonha e a empatia durante seis anos e colher centenas de depoimentos, a autora chegou à conclusão de que compreender e combater a vergonha de errar e de se expor é fundamental para o sucesso. 

Ninguém consegue se destacar se ficar o tempo todo com medo do que os outros podem pensar.


Brené Brown sempre dedicou-se a estudar emoções difíceis como a vergonha, o medo e a vulnerabilidade. Foi a partir de milhares de depoimentos de jovens à idosos, que nasceu seu primeiro livro I Thought It Was Just Me (Pensei que fosse só eu - Tradução livre) , e que ela conseguiu perceber um padrão de personalidades: haviam aqueles que se enquadravam na lista (que ela mesma criou) do Sim, onde ficavam palavras como fé, confiança, autenticidade, alegria; e outras que se enquadravam na lista do Não, com as palavras perfeição, autossuficiência, crítica.


Percebido isso, uma dúvida ficou no ar: como estas pessoas da lista Sim conseguem viver plenamente apesar de tudo o que a sociedade nos impõe?




Brené Brown estuda conexão humana - nossa habilidade de sentir empatia, pertencer, amar. Sua palestra TEDx Houston 2010, O Poder da Vulnerabilidade, é um dos cinco vídeos TED Talks mais vistos no mundo, com mais de 18 milhões de visualizações. Ela compartilha uma percepção profunda de sua pesquisa, que a levou a uma busca pessoal para conhecer a si mesma e entender a humanidade.

Ela é a autora de vários livros, sendo dois deles, publicados no Brasil,  ambos no primeiro lugar da lista dos mais vendidos pelo New York Times: A Coragem de Ser Imperfeito (Sextante) e A Arte da Imperfeição (Novo Conceito). 

Brene é também o fundadora  da The Way Daring - um programa de ensino e certificação para profissionais que querem ajudar a facilitar o seu trabalho sobre a vulnerabilidade, coragem, vergonha e dignidade.



Brene vive em Houston com seu marido, Steve, e seus dois filhos.

O mais recente livro de Brown, Rising Strong, será lançado nos EUA em agosto deste ano e examina como a queda pode ser um grande estímulo à coragem e por que admitir nossas histórias de luta nos concede o poder de escrever um novo e ousado final.


LIVRO: A CORAGEM DE SER IMPERFEITO


Ter a coragem de ser imperfeito é querer mudar a maneira como conduz a sua vida, o amor, o trabalho e a família.

Você vive evitando emoções como o medo, a mágoa ou a desilusão. 

Fechando as portas ao amor e aos outros. 

Defendendo-se a todo o custo de eventuais erros e fracassos.

Se é assim que você vive, então não está a usufruir das experiências marcantes que dão significado à vida. 

Exponha-se! 

Abra-se a novas experiências e será uma pessoa mais autêntica e realizada.

Aprenda a aceitar a sua vulnerabilidade e a vencer a vergonha. Ousar ser quem é pode conduzi-lo a uma vida mais plena. 


Viver é experimentar incertezas, riscos e se expor emocionalmente. Mas isso não precisa ser ruim. 

Quando fugimos de emoções como medo, mágoa e decepção, também nos fechamos para o amor, a aceitação, a empatia e a criatividade. 

Por isso, as pessoas que se defendem a todo custo do erro e do fracasso se distanciam das experiências marcantes que dão significado à vida e acabam se sentindo frustradas.

Por outro lado, aquelas que mais se expõem e se abrem para coisas novas são as mais autênticas e realizadas, ainda que se tornem alvo de críticas e de sentimentos como inveja e ciúme. 



É preciso lidar muito bem com os dois lados da moeda a fim de alcançar a felicidade de realizar todo o seu potencial.

Em uma sociedade em que predomina a cultura do perfeccionismo, é comum recorrer a máscaras para minimizar o desconforto e as dores de não ser bom o bastante. 


Mostrar-se vulnerável pode parecer uma atitude subversiva, mas ter a coragem de ousar e nos mostrar como somos de verdade é a única forma de aproveitar todas as oportunidades que a vida tem a oferecer.



LIVRO - A ARTE DA IMPERFEIÇÃO:



“A Arte da Imperfeição” não é um livro de autoajuda – como cita a autora em seu próprio livro – mas sim um livro de psicologia aplicada. 

Nele, a autora descreve os caminhos que devem ser seguidos para que possamos alcançar o estado de Vida Plena. 

Brené é uma pesquisadora, e neste livro ela expõe os resultados de uma minuciosa e prolongada pesquisa sobre o comportamento dos seres humanos em relação às conexões - ou falta delas- que eles fazem. Parece complicado, mas não é tanto assim.

Sabe quando você tem vontade de dançar em uma festa quando a pista está vazia, mas tem medo do que as pessoas irão falar? 

Quando você quer arriscar e fazer algo diferente – tomar uma iniciativa – mas não o faz por medo de ser criticado(a)? Ou quando você fica irritado(a) com algo e desconta a raiva em alguém antes mesmo de refletir sobre o assunto? 



A Vida Plena busca respostas para os questionamentos citados acima. Este importante livro é sobre a jornada de uma vida, deixando de se preocupar com "O que os outros vão pensar?" e acreditando que "Eu sou suficiente".

A habilidade ímpar da autora em misturar pesquisa original com relatos faz com que a leitura de A Arte da Imperfeição pareça uma longa e animadora conversa com uma amiga muito sábia que oferece compaixão, sabedoria e ótimos conselhos.

A cada dia nos deparamos com uma enxurrada de imagens e mensagens da sociedade e da mídia nos dizendo quem, o que e como devemos ser.



Somos levados a acreditar que, se pudéssemos ter um olhar perfeito e levar uma vida perfeita, já não nos sentiríamos inadequados.

E se eu não posso manter todas essas bolas no ar? Por que não é todo mundo que trabalha duro e vive às minhas expectativas? O que as pessoas vão pensar se eu falhar ou desistir? Quando posso parar de provar a mim mesmo?

Em A Arte da Imperfeição, Brené Brown, compartilha a coragem que aprendeu em uma década de pesquisas sobre o poder de viver sinceramente.

Como dito antes, em A Arte da Imperfeição você não vai achar as respostas para a vida, o universo e tudo mais. 

"Todo semestre eu compartilho esta citação do teólogo Howard Thurman com meus alunos de pós-graduação. (...) 'Não pergunte do que o mundo precisa. Pergunte-se o que faz você despertar para a vida e faça isso. Porque o mundo precisa é de gente que despertou para a vida.'"


A Arte da Imperfeição te ajuda a descobrir que não é preciso ser perfeito para ser feliz; que não deve se preocupar tanto com "o que os outros vão pensar". Permitir-se ser vulnerável. Ser você mesmo -exatamente do seu jeito - vai te fazer viver plenamente.



















fonte: http://lembradaquelahistoria.blogspot.com.br/2012/05/resenha-arte-da-imperfeicao-de-brene.html
http://brenebrown.com/
http://lelivros.red/book/download-a-coragem-de-ser-imperfeito-brene-brown-em-epub-mobi-e-pdf/

Um comentário:

  1. Mais uma pérola q vcs acrescentam nesse belo colar de jóia rara... obrigado pelo post... Eu venho aprendendo, aos trancos e barrancos, lições como essas, mas não conhecia essa autora. Valeu mesmo!

    ResponderExcluir