terça-feira, 10 de março de 2015

Como as mensagens subliminares funcionam?



Mensagens subliminares são bem conhecidas na cultura popular por seu poder de evocar uma resposta emocional sem a consciência de um indivíduo. 

O que são mensagens subliminares?

Mensagens subliminares são estímulos sensoriais que visam pessoas abaixo de um nível de percepção consciente. 

É qualquer tipo de estímulo captado pelo cérebro humano de modo não consciente. Em outras palavras, são mensagens que entram nas nossas cabeças sem percebermos. 

Alguns especialistas acreditam que subliminares não existem, mas outros garantem que estamos cercados por estímulos "fantasmas" - visuais e sonoros, principalmente. Os exemplos mais evidentes de mensagens subliminares são frases e imagens inseridas no meio de filmes tão rapidamente que não se consegue captá-las conscientemente.


Os dois tipos mais comuns de mensagens subliminares são estímulos visuais e auditivos. 

Mensagens subliminares visuais são imagens que passam rapidamente diante os olhos e o cérebro não tem tempo para processá-las. Elas também podem piscar ou ainda são mascaradas, o que também impede o processamento consciente do cérebro. 



Uma mensagem subliminar da marca HP (Hewlett Packard) no filme Matrix

Estímulos subliminares de áudio podem ser reproduzidos por volumes baixos, ou mascarados por outros sons e ruídos, ou ainda gravados ao contrário em um processo chamado backmasking.

As mensagens subliminares são utilizadas em publicidades ou em propagandas para induzir o consumo, podem aparecer na forma visual ou até auditiva enganando o consciente com características de persuasão e percepção. 

Elas são como hipnose indireta fazendo com que o subconsciente capte a mensagem sem nenhum bloqueio. São informações ocultas que influenciam o comportamento, a capacidade de aceitação e a motivação.




Descrito pela primeira vez e publicado em 1897 pela E.W. Scripturea, mensagens subliminares realmente não se tornaram controversas até 1957, quando as empresas e comerciantes começaram a elogiar o seu uso ao influenciar e atrair potenciais clientes empresariais. 

Eles alegaram que esta nova forma de publicidade poderia manipular os potenciais clientes para a compra de seus produtos provocando subconscientemente uma resposta, ação ou sentimento.

Isso funciona?

Os Simpsons - Simbolo da Maçonaria

Não há provas que mensagens subliminares funcionam em qualquer grau significativo. Enquanto os pesquisadores foram capazes de demonstrar que podem estimular a atividade emocional leve em indivíduos suscetíveis, o consenso entre os cientistas e psicólogos é que as mensagens subliminares não produzem um efeito forte e duradouro sobre o comportamento de uma pessoa. 

Apesar de testes rigorosos, os experimentos mostraram pouca influência real além de um efeito sutil e momentâneo em pessoas pensantes.

Uso na cultura moderna?

Marca Adidas

Uma forma mais recente de estímulos subliminares é a prática de esconder as coisas da vista, como colocar produtos em filmes e programas de TV. 



Um exemplo disto pode ser visto no filme Homem Aranha. Em uma cena, a ação acontece em torno de edifícios repletos de anúncios. Se você é consciente disso, você vai perceber o pano de fundo dos anúncios, mas se você não percebe que eles estão lá, podem ser considerados uma forma de propaganda subliminar. 




Não está claro se esses anúncios podem influenciar a sua próxima compra, mas já foi provado que isso ajuda as pessoas a reconhecer nomes mesmo que elas não se lembrem efetivamente da marca.

As mensagens subliminares estão na mídia o tempo todo, sejam em propagandas e ate mesmo em jogos de futebol onde são estrategicamente colocadas publicidade ao redor do campo, sendo assim a cada jogada o telespectador acaba ficando sempre de olho nas propagandas, ou seja, nas mensagens subliminares.

Um caso famoso é o do publicitário Jim Vicary, que, em 1956, inseriu as mensagens "Beba Coca-Cola" e "Coma pipoca" entre as cenas de um filme, o que teria aumentado o consumo do refrigerante em 57% e o de pipoca em 18% na saída do cinema. 

Especialistas consideram esses números um pouco exagerados, mas poucos negam o poder publicitário das subliminares, principalmente com produtos já conhecidos e de baixo valor. 



Outro caso que foi bastante divulgado, foi as mensagens de som no Filme  O Exorcista. Não há dúvidas de que as cenas da garotinha Regan, de O Exorcista (1973), sendo possuída pelo demônio já seriam suficientes para nos roubar muitas noites de sono, mas o que você não sabe é que o filme ficou muito mais assustador graças a recursos subliminares. A trilha sonora está cheia de sons perturbadores em freqüência imperceptível. São ruídos como zunidos de abelhas e gritos de porcos durante o abate, inseridos até em cenas de silêncio total. A técnica rendeu ao filme o Oscar de Melhor Som.

No Brasil, as leis não proíbem esse tipo de estratégia, embora o Código de Defesa do Consumidor dê espaço para processos se você se sentir enganado. 

Já nos Estados Unidos e na Europa, as leis são mais rigorosas. Em 1973, por exemplo, a Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos tirou do ar o filme publicitário do jogo Kusher Du sob a acusação de contrariar o interesse do público ao piscar várias vezes, em frações de segundo, a expressão "Compre-o".





Fonte:http://misteriosdomundo.org/como-as-mensagens-subliminares-funcionam/
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/o-que-sao-mensagens-subliminares


10 comentários:

  1. Adorei Essa Materia Ajudo Muito , Tiro Minhas Duvidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Fefonoris!

      Ficamos felizes que essa matéria tenha sido útil!

      Nossos abraços

      Excluir
  2. Adorei Essa Materia Ajudo Muito , Tiro Minhas Duvidas

    ResponderExcluir
  3. WeGotAproblem
    Canal de vídeos subliminares, para você ter o que vc desejar, sobre biokineses, veja e mudará sua vida !!!!!!!!!!! tudo é possível quando acredita😃😃😃😃

    ResponderExcluir
  4. WeGotAproblem
    Canal de vídeos subliminares, para você ter o que vc desejar, sobre biokineses, veja e mudará sua vida !!!!!!!!!!! tudo é possível quando acredita😃😃😃😃

    ResponderExcluir
  5. Funciona para deficientes auditivos??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mensagem subliminar (ou a auditiva ou áudio), funciona através de seus sentidos, ou seja, por exemplo, uma mensagem subliminar em uma música, é eficaz, desde que você pode ouvir perfeitamente a música, não a mensagem, ou em uma imagem, você precisa ver a imagem que o autor quer que você veja, mas não a olho nu, pode-se perceber que a imagem seja escondida.

      Excluir
  6. Funciona para deficientes auditivos??

    ResponderExcluir