domingo, 4 de janeiro de 2015

LUZES DO MUNDO - SERGE RAYNAUD




Serge Raynaud de la Ferrière - Por um Mundo Com Tolerância, Verdade e Paz




Serge Raynaud de la Ferrière, também conhecido como Mahatma Chandra Bala, nasceu em 18 de janeiro de 1916 em Paris, França, foi um filósofo, psicólogo, engenheiro, arquiteto, lingüista, pintor, astrólogo, escritor, doutor em medicina natural, cosmobiólogo, cientista, professor francês, e fundador da Grande Fraternidade Universal, uma organização cultural mundial com ramificações em mais de 22 países.

Ele tem sido descrito como um gênio universal, um filósofo do mundo, líder humanitário e espiritual. Ele alcançou notoriedade através da imprensa e rádio, na Europa e na América, dessa forma emprestando credibilidade "científica" para a antiga disciplina da Astrologia.



Em tenra idade já demonstrava uma alta intelectualidade e habilidades inatas em suas pesquisas para-científicas. Em 1928 aos doze anos de idade ele recebeu o prêmio Ernest Rousille como o melhor estudante europeu. Aos catorze anos, ele estava completamente absorvido por seus estudos universitários. Em 1935, aos dezenove anos de idade, graduou-se em dois cursos: Engenharia e Arquitetura. 

Serge Raynaud inicia seus estudos espirituais com a idade de 20 anos, através do Yoga, o qual vivencia e realiza até o final de seus dias.



Ele demonstrava um interesse em psicologia, e começou a investigar o relacionamento do homem com o universo, culturas antigas, lingüística, filosofia, medicina, teologia, parapsicologia, e estudos metafísicos. 

Dr. De la Ferrière (Mahatma Chandra Bala)  também estudou esoterismo. Com a idade de vinte anos ele começou a se interessar por yoga. Já com 21 anos, em 1937 ele ganhou o doutorado em Filosofia Hermética em Londres e no ano seguinte em Ciência Universal em Amsterdam.

Durante a Segunda Guerra Mundial, ele retornou à França e trabalhando como psicólogo começou suas pesquisas em ciências da astronomia e astrologia.

Como conseqüência da confirmação de suas previsões astrológicas, ele conquistou uma certa fama e popularidade na imprensa escrita e falada da Europa e Estados Unidos, dessa forma concedendo credibilidade científica ao antigo conhecimento da astrologia.



Apesar disso Serge Raynaud tinha na Yoga o ponto central do seu interesse. Então, sem descartar suas responsabilidades, atividades públicas, ou investigações científicas, ele moderadamente começou a participar de várias iniciações dentro da Ciência dos Grandes Rishis da Índia e Tibete, e os Yogis desta antiga tradição.



Em Fevereiro de 1947, ele estabeleceu a Organização Mundial de Cosmobiologia.

Em 12 de Novembro de 1947, Dr. Serge Raynaud (Mahatma Chandra Bala) deixou a Europa e viajou para o continente Americano. Ele chegou a Nova Iorque e estabeleceu o primeiro centro da Grande Fraternidade Universal. O lema da Grande Fraternidade Universal é a Tolerância, Verdade e Paz. 



Depois de passar pela Guatemala, ele chegou a Caracas - Venezuela, em 17 de Janeiro de 1948, com o objetivo de fazer a sede principal da Instituição.

Uma vez que o Centro de Caracas está estabelecido, Dr. Serge encontra um lindo lugar em El Limón - Maracay, no estado de Arágua - Venezuela, onde ele decide construir um Ashram (retiro espiritual). 

Aqui ele irá oferecer uma educação gratuita para o público, o que inclui o estudo e a prática dos antigos ensinamentos tradicionais com o propósito de desenvolvimento espiritual, artístico e mental. 

Ele também estabelece um Colégio Iniciático, Centro Esotérico e Centro de Estudos livre de pagamentos, também um Centro de Meditação e um Instituto de Yoga.


Depois de uma estada ininterrupta de 17 meses na Venezuela, em 1949 ele viaja para Nova Iorque para presidir a Conferência Internacional da Paz celebrada no mês de Junho. Daí sai para a Ásia, Bruxelas e França, onde é recebido e reconhecido como um alto dignitário espiritual . 



Em 13 de Abril de 1950, em Hardward - Índia, ele participou do Ardh Kumbh Mela, uma peregrinação que ocorre a cada 12 anos onde todos os homens santos, rishis e sadhus se reúnem junto com seus seguidores esperando reconectarem-se e fortalecerem-se em sua essência. 



Aqui ele foi agraciado com o título de Mahatma Chandra Bala Guruji pelo Sri Swami Guruji Yogaswami de Jaffna, e Swami Navaratman de Vannarpunai.


Na Maçonaria, foi Soberano Grande Inspetor, 33° grau, e Venerável Mestre.

Ele continua sua peregrinação para o Tibete, onde recebe o nome de Tdashi Sis-Sgan Cakya Rimpochech, alcançando, na lua cheia de Maio do mesmo ano, o quase inacessível cume do Monte Kailas. 



Depois ele visita os Himalayas, viaja através de Burma, Sião e outros países do longínquo Leste e vai parar na Austrália. Ele estabelece um Centro na Argélia – África, durante este tempo ele registra a Grande Fraternidade Universal, Fundação Dr. Serge Raynaud de la Ferrière com as Nações Unidas.

Ele visita 43 países estabelecendo a Grande Fraternidade Universal e seus ramos de Centros de Estudos de Sabedoria Universal, Ashrams, Colégios Iniciáticos, Institutos de Aperfeiçoamento, Institutos de Yoga, Serviços Sociais, etc., enquanto faz mais de 2.500 palestras e workshops em Universidades, Faculdades de Medicina, Rotary Clubes, Cruz Vermelha, Aliança Francesa, Centro Cultural, Escolas Públicas, Igrejas, Francomaçonaria, Templos, Capelas Rosacruzes e também Capítulos da Sociedade Teosófica.

Serge Raynaud foi aceito e recebido em todo lugar com entusiasmo. Ele apresentava um ensinamento claro e equilibrado, tanto científico e metafísico, sem predominância de orientalismo ou ocidentalismo. 



Seus ensinamentos são muitos e variados, por exemplo: Budismo, A Bíblia, Filosofia, Ontologia, Geofísica, Cosmobiologia, Meta-Astronomia, Medicina, Ciência Hermética. Universidades e Sociedades conferiram a ele títulos e honrarias, e cientistas em todo lugar aderiram às suas teorias.

Uma vez retornando à Europa, ele deixa de usar suas vestiduras brancas que costumava usar durante suas palestras públicas e atividades e reuniões entre todos. Ele fixa-se em Nice, França nos Alpes Marítimos Franceses, onde ninguém pode reconhecê-lo, e começa a escrever os Propósitos Psicológicos, Volumes 1 até 36, e suas 61 cartas circulares, (até esse ponto ele já havia escrito os livros: As Grandes Mensagens, Yug, Yoga Yoguismo, Arte na Nova Era, e O Livro Negro da Franco Maçonaria, negro significando a cor da pólvora explosiva).

Prolífico escritor como ele escreveu entre 1947 e 1962 seus 100 obras, que aborda vários campos da ciência, arte e filosofia, sempre voltado para o auto do homem e da melhor compreensão do sentido da vida, entre os quais: Os Grandes Mensagens , Yug Yoghismo Yoga, Arte na Nova Era , a finalidade da Série psicológica , entre outros.

Sua literatura (mais de 100 livros) são textos de estudo da sabedoria universal os quais contêm a matese (síntese vivente), estradas para o caminho do auto-conhecimento e auto-realização.



O exemplo Arquetípico de sua vida permanecerá indelevelmente gravado na História dos Grandes Filósofos da Humanidade.


A GRANDE FRATERNIDADE UNIVERSAL:

Serge Raynaud  foi o Fundador de uma organização à qual denominou Ordem de Aquarius, veículo, segundo afirmação do próprio Fundador, da Grande Fraternidade Universal (GFU), e que existe há milhares de anos, mas só em 18 de Janeiro de 1948 deu-se a conhecer aberta e publicamente, instalando a Sede Central da Instituição na Cidade de Caracas (Venezuela), de tal sorte a divulgar, dentro de limites, seus milenares ensinamentos. 

A GFU elabora sua estrutura teórica e seu conteúdo para estes tempos com base nos princípios que foram entregues, segundo a GFU, a Serge Raynaud pelo Mestre Sun Wu Kung, proveniente dos Colégios Iniciáticos do Tibete, e que atuou como o preceptor do Mestre Serge Raynaud.




A G.F.U. é, antes de mais nada, um movimento Iniciático para a reeducação da Humanidade e, portanto, suas bases são determinadas por uma Assembléia de Sábios. A G.F.U. é uma Instituição cultural de tipo mundial e, por conseguinte, seus membros (no sentido individual ou coletivo) podem sustentar diversas concepções, inclusive pertencer a outras organizações. Por outro lado, a G.F.U. é um termo genérico que engloba no seu seio numerosos movimentos (várias organizações trabalham em coordenação com a G.F.U., inclusive algumas associações se amalgamaram por completo). Além disso, a Instituição conta com um corpo missional: a Ordem de Aquarius, na qual se formam seus verdadeiros membros.

A GRANDE FRATERNIDADE UNIVERSAL (G. F. U.) é uma organização civil e cultural que tem como objetivo reunir a Ciência, a Arte e a Religião para um aperfeiçoamento intelectual e uma reeducação espiritual, mediante a fusão de todas as seitas, associações, sociedades humanitárias, filosóficas, científicas, artísticas, esotéricas, religiosas e iniciáticas. 

As metas desta Instituição se resumem como segue: unir em um todo as pessoas, seja quais forem suas crenças, nacionalidades, sexo e condições, para que lutem pela supremacia do Espírito, e que estejam de acordo para instaurar no mundo a Paz no coração de todos os homens, a fim de realizar uma Fraternidade Universal, representada atualmente por mais de cento e cinqüenta movimentos diversos, amalgamados sob o nome de GRANDE FRATERNIDADE UNIVERSAL. 




A GRANDE FRATERNIDADE UNIVERSAL está atualmente inscrita na ONU como uma Organização Não-Governamental. Esteve inscrita também no registro de organizações da UNESCO colaborando com seus programas educativos. Não é uma organização sectária ou política. Seus 22 Estatutos Universais estão legalmente depositados em cada um dos países onde trabalha. 

Atua no bem-estar social com: escolas para crianças, campanhas de alfabetização, creches, bibliotecas, atenção aos presos, ligas femininas de assistência social, clubes desportivos ecológicos (infantis e para adultos), atos recreativos, teatrais, artísticos, grupos de apoio a flagelados, colônias para idealistas, colégios iniciáticos, santuários para místicos, templos para meditação, ensinamentos sobre religiões comparadas, ciências, arte, filosofia, metafísica, esoterismo, psicologia etc. 

4 comentários:

  1. Alguém sabe como consigo entrar em contato com a direção da GFU em Caracas ou no Brasil? algum endereço de email?

    ResponderExcluir
  2. Preciso entrar em contato com a direção daGFU em Caracas, ou mesmo no Brasil. Alguem sabe informar um endereço de email?

    ResponderExcluir
  3. Preciso entrar em contato com a direção daGFU em Caracas, ou mesmo no Brasil. Alguem sabe informar um endereço de email?

    ResponderExcluir
  4. Alguém sabe como consigo entrar em contato com a direção da GFU em Caracas ou no Brasil? algum endereço de email?

    ResponderExcluir