domingo, 14 de dezembro de 2014

LUZES DO MUNDO - SRI SRI RAVI SHANKAR




Sri Sri Ravi Shankar é um líder humanitário internacional, mestre espiritual e embaixador da paz, cuja vida é dedicada a elevar os valores humanos, eliminar o estresse e a violência da sociedade, através da capacitação e melhoria da qualidade de vida do indivíduo.

Sua visão de uma sociedade livre de estresse e de violência uniu milhões de pessoas em todo o mundo por meio de projetos de serviço social e dos cursos da Arte de Viver.




Nascido em 1956 no sul da Índia, Sri Sri Ravi Shankar era uma criança dotada. Aos quatro anos, era capaz de recitar partes do Bhagavad Gita, uma antiga escritura em Sânscrito e era muitas vezes encontrado em meditação. 

O seu primeiro professor foi Sudhakar Chaturvedi, que teve uma longa ligação com Mahatma Gandhi. Aos dezassete anos de idade, em 1973, obteve licenciatura em ambas, Literatura Védica e Física. 

Aos 17 anos graduou-se em Ciências Físicas e ao completar 21 anos começou suas viagens e projetos pelo mundo. Suas passagens incluem palestras na Conferência de Cúpula pela Paz Mundial da ONU, no Fórum Econômico Mundial de Davos e no Parlamento Europeu.

Após a licenciatura, Sri Sri foi convidado pelo Yogi Maharishi Mahesh para também dar palestras de ciência védica e criar conferências sobre os Vedas e a ciência.

Em 1981, ele concebe o Sudarshan Kriya, uma técnica de respiração rítmica, e inicia uma série de práticas e cursos experimentais de meditação e espiritualidade por todo o mundo. 




Sri Sri foi assessor da Universidade de Yale e presidiu a Conferência Internacional de Religiões em Kyoto. Foi palestrante na Conferência de Cúpula pela Paz em 2000 e na celebração dos 50 anos das Nações Unidas.

No mesmo ano, Sri Sri Ravi Shankar, escolheu seguir um modo de vida celibatário e foi-lhe atribuído o Shankaracharya do Sul e dos Santos de Rishikesh com o título de “Sua Santidade”. 

Fundador da Associação Internacional para os Valores Humanos (IAHV) e da Fundação Arte de Viver, instituição acreditada pela ONU, com o status especial de consultora do Conselho Econômico e Social, que está presente em mais de 150 países.

Em 1997, ele co-fundou a Associação Internacional de Valores Humanos (IAHV) para coordenar projetos de desenvolvimento sustentável, ajudar a resgatar e fortalecer os valores humanos e coordenar a resolução de conflitos em associação com a Arte de Viver. Na Índia, África e América do Sul, os voluntários das duas organizações parceiras estão liderando o crescimento sustentável em comunidades rurais, já tendo estendido seu trabalho a mais de 36 mil aldeias.




Detém sete títulos de doutor honoris causa e inúmeros prêmios e reconhecimentos internacionais. Suas ações e projetos já lhe renderam quatro indicações ao Prêmio Nobel da Paz.


  • Doutor Honorário da Universidade de Kuvempu, India em 2004
  • Doutor de Filosofia (Medicina Holística), Universidade Aberta Internacional para uma Medicina Complementar, Sri Lanka
  • Doutor de Ciência, Universidade de Rajiv Gandhi de Ciências de Saúde, India 2007
  • Doutor de Letras Honoris Causa, Universidade de Maharaja Sayajirao, India 2008
  • Doutor de Letras Honoris Causa, Universidade de Bangalore, India 2008
  • Professor Honoris Causa, Universidade Szent Istvan, Budapeste, Hungria 2009

Numerosas ordens honrosas foram dadas a Sri Sri, incluindo a Ordem da Estrela Polar (a mais alta do estado na Mongólia), o Prêmio do Alexandre o Grande (Federação Russa), o prêmio de Paz Mundial Sant Shri Dnyaneshwara (India), o Prêmio Humanitário Global (EUA) e o Prêmio de Cultura Mundial (Alemanha, 2009). 



Considerado o quinto homem mais influente da Índia, o líder espiritual e humanitário Sri Sri Ravi Shankar é conhecido mundialmente por defender a influência da respiração na qualidade de vida do ser humano, seus programas de meditação são praticados há mais de 10 anos no País.


Sri Sri é a inspiração por trás de inúmeros e bem-sucedidos projetos humanitários, educacionais e sociais em todo o mundo, dentre eles:
programas de gerenciamento do estresse e da ansiedade através da respiração e meditação para todos os estratos da sociedade, auxílio médico, humanitário e ações para o alívio do estresse pós-traumático em áreas atingidas por guerras e desastres naturais (Katrina, Tsunami na Ásia, Iraque, Kosovo, África, Haiti, Libano), programas de reabilitação de presos, capacitação de jovens e comunidades carentes, campanhas contra a exploração infantil e a violência doméstica, reabilitação de dependentes químicos, programas educacionais, com a criação de escolas em zonas rurais, incentivos ao empreendedorismo responsável, defesa do meio ambiente, promoção da agricultura orgânica, apoio a movimentos anti-corrupção e de defesa da ética, ações para inclusão social e mediação de conflitos como embaixador da paz no Sri Lanka, Cachemira, Paquistão e Israel.





Os programas de gerenciamento de estresse de Sri Sri Ravi Shankar já trouxeram mais saúde e qualidade de vida a mais de 30 milhões de pessoas em todo o mundo. 

Seus projetos de desenvolvimento sustentável atingiram mais de 30.000 comunidades na Índia, América Latina e África, gerando emprego e renda para milhares de famílias.

Os programas nas prisões já beneficiaram mais de 200.000 detentos em todo o mundo, incluindo o Brasil, contribuindo sensivelmente para a reabilitação e a reinclusão social.

Há três décadas, Sri Sri Ravi Shankar dedica-se a:

- Promover os valores humanos e harmonia inter-religiosa
- Construir uma sociedade mais igualitária, pacífica e unida
- Incentivar a responsabilidade social e ambiental
- Liderar causas humanitárias




Sri Sri fundou A Arte de Viver como uma organização internacional, educacional e humanitária, sem fins lucrativos. Seus programas educacionais e de auto-desenvolvimento oferecem ferramentas poderosas para eliminar o estresse e promover a sensação de bem-estar. Atraindo não apenas a uma população em específico, essas práticas têm se mostrado eficazes mundialmente e em todos os níveis da sociedade.

Por dez dias, Sri Sri entrou em um período de silêncio em Shimoga, localizada no estado indiano de Karnataka. Nasceu, então, o Sudarshan Kriya, uma poderosa técnica de respiração. Com o tempo, o Sudarshan Kriya se tornou a peça central dos cursos da Arte de Viver.



Os programas do líder humanitário Sri Sri têm prestado assistência a pessoas em uma ampla gama de condições - vítimas de desastres naturais, sobreviventes de ataques terroristas e de guerras, crianças de populações marginalizadas e comunidades em conflito, entre outros. 

A força de sua mensagem inspirou uma onda de serviço com base na espiritualidade, através de um enorme corpo de voluntários, que estão levando adiante esses projetos em áreas críticas ao redor do globo.

Como mestre espiritual, Sri Sri jogou nova luz sobre as tradições do yoga e da meditação, e as ofereceu de uma forma que é relevante para o século 21. 



Além de reavivar a sabedoria antiga, Sri Sri criou novas técnicas para a transformação pessoal e social. Essas incluem o Sudarshan Kriya® , que tem ajudado milhões de pessoas a encontrar alívio para o estresse e descobrir reservas internas de energia e paz na vida diária. Em meros 29 anos, seus programas têm elevado a qualidade de vida de participantes em 151 países.


Como embaixador da paz, Sri Sri desempenha um papel fundamental na resolução de conflitos e espalha a sua visão da não-violência em fóruns e reuniões públicas em todo o mundo. 

Considerado uma figura neutra, com uma agenda unicamente voltada para a paz, ele representa a esperança para muitos povos em conflito. 

Ele recebeu crédito especial por ter trazido partidos opostos à mesa de negociações no Iraque, na Costa do Marfim, na Caxemira e em Bihar (Índia). 



Foi nomeado presidente do Comitê de Recepção para as celebrações do 500º Aniversário da Coroação de Krishnadevaraya (pelo Governo de Karnataka, Índia). Sri Sri também é membro do Conselho do Santuário Amarnath (nomeado pelo Governo do Estado de Jammu e Caxemira, Índia).

Através de suas iniciativas e palestras, Sri Sri tem repetidamente enfatizado a necessidade de reforçar os valores humanos e reconhecer a humanidade como a nossa maior identidade. A promoção da harmonia inter-religiosa e reivindicação da educação multicultural como soluções contra o fanatismo são componentes importantes de seus esforços para alcançar a paz sustentável em nosso planeta.

Sua obra tocou as vidas de milhões de pessoas ao redor do mundo, ultrapassando as barreiras de raça, nacionalidade e religião, com a mensagem de uma "família mundial", de que a paz interior e exterior são possíveis, e que uma sociedade livre de estresse e de violência pode ser criada por meio do serviço e do despertar dos valores humanos.

Sri Sri endereçou diversos forums internacionais, incluindo a Cimeira do Milénio para a Paz Mundial das Nações Unidas (2000), o Forum Económico Mundial (2001, 2003) e em vários parlamentos por todo o globo. 

Sri Sri viaja por cerca de 40 países todos os anos, exemplificando o seu apelo para a globalização da sabedoria. A sua mensagem simples e universal é que o amor e a sabedoria podem prevalecer ao ódio e à angústia.





ONG - ARTE DE VIVER



A Arte de Viver é uma organização internacional sem fins lucrativos de cunho educacional, social e humanitário. Atuante em mais de 152 países, é considerada uma das maiores Organizações Não-Governamentais do mundo. 

Seus projetos sociais, programas de autodesenvolvimento, eliminação do estresse, yoga e meditação já beneficiaram mais de 20 milhões de pessoas das mais diferentes culturas, origens e tradições. 


Fundada em 1981 por Sri Sri Ravi Shankar, A Arte de Viver é uma organização humanitária e educacional, sem fins lucrativos, engajada em iniciativas de controle do estresse e serviços sociais. 

Os programas da Arte de Viver seguem a filosofia de paz de Sri Sri Ravi Shankar, em suas palavras: “A menos que tenhamos uma mente livre de estresse e uma sociedade livre da violência, nós não alcançaremos a paz mundial.” 

Para ajudar as pessoas a se livrar do estresse e experimentar a paz interior, a Arte de Viver oferece diversos programas para eliminação do estresse, incluindo técnicas de respiração, meditação e yoga. Esses programas já ajudaram milhões de pessoas ao redor do mundo a superar o estresse, depressão e tendências violentas.



A Arte de Viver também leva a paz para várias comunidades por meio de seus projetos humanitários, tais como: resolução de conflitos, alívio do trauma em grandes desastres, desenvolvimento rural sustentável, fortalecimento da mulher, reabilitação de detentos, educação para todos e sustentabilidade ambiental.

Organizações Parceiras
A Arte de Viver é parceira de algumas organizações que também se dedicam à visão de um mundo livre de estresse e de violência. A Associação Internacional para os Valores Humanos (International Association for Human Values - IAHV), Ved Vignan Maha Vidya Peeth (VVMVP), Sri Sri RaviShankar Vidya Mandir (SSRVM) e Vyakti Vikas Kendra India (VVKI), entre outras, que formulam e implementam projetos humanitários da Arte de Viver ao redor do mundo.




Estrutura Organizacional
A Arte de Viver é uma organização multifacetada e uma das maiores do mundo com base em voluntariado. Sua sede internacional se localiza na Índia, em Bangalore. Globalmente, a organização possui mais dois centros Internacionais, um nos Estados Unidos e outro na Alemanha.  A Arte de Viver foi constituída em 1981. Desde então, muitos centros locais foram estabelecidos pelo mundo.

Na estrutura organizacional da Arte de Viver, há um conselho administrativo com mandato de dois anos. Dois terços dos membros do conselho mudam a cada dois anos. Todos os instrutores da Arte de Viver e os antigos membros do conselho podem escolher um novo conselho administrativo. Um conselho consultivo para monitorar e orientar a organização pode ser constituído. Todas as contas são regularmente auditadas por um auditor externo. Além das despesas, nenhum membro do conselho tem direito a benefícios como salário, etc. 

Os programas e cursos da Arte de Viver ajudam diretamente a financiar seus projetos sociais. As receitas provenientes da venda de publicações e produtos ayurveda também são direcionadas para as iniciativas da organização.








O mestre Sri Sri Davi Shankar é autor de vários livros, entre eles destacamos:

Celebrando o Silencio:
Neste livro Davi Shankar examina tópicos que vão de medo e incerteza a amor e retidão. Descreve o que significa trilhar um caminho espiritual - um caminho de voluntariado, práticas espirituais e entrega - e nos conduz à compreensão de Deus e do retorno ao interior - que é o que realmente buscamos, apesar de não sabermos disso.




“Respire com um sorriso estampado no rosto. Sempre. Sua vida é perfeita, um plano perfeito. É um milagre espontâneo e também cada um dos momentos”

“O ser humano precisa ter mais paciência. Tirar um tempo para meditar e aproveitar a vida intensamente. Paciência na mente e dinamismo na ação é a fórmula correta.”

“O seu corpo é um presente preciso dado a você pela natureza. Ele é como um pavio de uma vela. E a mente é como um brilho ao redor do corpo. Tire proveito disso”

“Não controle os pensamentos. Apenas relaxe para a vida. Enquanto o corpo relaxa, a mente expande”

“Todas as nossas ações são seguidas por nossos pensamentos. Quando imaginamos uma situação real de uma sociedade feliz, isso automaticamente acontece. A meditação é uma forma de criar uma sociedade energeticamente positiva. Feliz de dentro para fora”

“Prefira os alimentos orgânicos e volte os pensamentos para a natureza. Assim, teremos corpos mais saudáveis”

“Vamos tentar salvar a água do planeta dos produtos químicos que a prejudicam”

“A ioga e a meditação podem ajudar o ser humano a combater todas as doenças”

“Estar numa multidão quando você está sozinho é ignorância. Iluminação é estar sozinho na multidão, ter o sentimento de unidade numa multidão.




“Sinta-se infinitamente endividado pelas coisas que recebeu, pelo seu corpo, pelo conhecimento, pela sua própria vida. Então, você se regozijará na abundância. Encontrar segurança em seu espaço interior é espiritualidade”

"Toda vez que uma barreira é quebrada, cria algum medo. Esse medo cria aversão; em troca essa aversão o leva de volta para a barreira, e para manter-se dentro da barreira você monta defesas. 
Mas quando você tenta defender sua posição, torna-se um estresse e cada vez que você trabalha para defender sua posição, isso o deixa mais fraco. (...)

Digo, deixe de lado todas as suas defesas. Qualquer um pode cometer um erro - até você. Não defenda seus erros, apenas aceite-os e siga em frente. 
Quando você está totalmente sem defesa, é quando está completamente forte."
Sri Sri Ravi Shankar em Celebrando o Silêncio





* Nossos agradecimentos a Amanda Barcellos, pela sugestão de postagem.
Valeu Amandinha!!






Fonte: http://www.artedeviver.org.br/
http://www.srisriinportugal.com/pt/sri-sri-biografia
http://www.artofliving.org/br-pt
http://srisriravishankar.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário