sábado, 11 de outubro de 2014

Seicho-No-Ie



Seicho-No-Ie é uma filosofia de vida e também uma religião sincretista, monoteísta de origem japonesa. 

Enfatiza o não sectarismo religioso, as práticas de gratidão à família e a Deus. Ensina o poder da palavra positiva que influencia na formação de um destino feliz e o universalismo.

É um ensinamento de amor que prega que o ser humano é filho de Deus, que o mundo da matéria é projeção da mente e, também, nos revela qual é a nossa verdadeira natureza.

É uma filosofia que transcende o sectarismo religioso, pois acredita que todas as religiões na essência se identificam, e são luzes de salvação que emanam de um único Deus. 



A Seicho-No-ie foi fundada no Japão em 1930 pelo Mestre Masaharu Taniguchi (Kobe, 22 de novembro de 1893 – Nagazaki 17 de junho de 1985) que foi um incansável estudioso da Verdade e durante muitos anos se dedicou ao estudo intensivo de diferentes filosofias e religiões; quando um dia, durante profunda meditação, ele recebeu a primeira de uma serie de Revelações Divinas que formam a base do chamado Movimento de Iluminação da Humanidade.

Em 1929, Taniguchi afirmou ter recebido uma revelação divina, que o deu a missão de levar ao mundo uma nova doutrina, compilada no livro “A verdade da vida”. 

Nesse livro, Taniguchi escreveu sobre como a vida pode ter harmonia e alegria, com autoconhecimento e reconhecimento dos bons aspectos interiores de cada um. O mundo ao nosso redor é reflexo de nossa mente, dizia.




"Deus é a Fonte Luminosa do homem e o homem é Luz emanada de Deus. Não existe fonte luminosa sem luz, nem existe luz sem fonte luminosa. Assim como luz e fonte luminosa são um só corpo, Deus e homem são um só corpo." - Masaharu Taniguchi

Pouco tempo depois, em 1935, o Ministério da Cultura Japonês classificou o Seicho-No-Ie como religião. Embora não fosse essa a intenção de Taniguchi, esse reconhecimento foi fundamental para a sobrevivência da Seicho-No-Ie durante a Segunda Guerra.


A partir de 1962 Taniguchi realizou várias viagens pela Europa e Américas, a fim de divulgar seu trabalho e também as revelações que tinha. 



O verdadeiro significado de Seicho-No-Ie (Lar do Progredir Infinito) é Universo Infinito. Desenvolver-ser implica criar; e a Imagem Verdadeira do Universo” é a incessante criação e expansão. Por isso, se referem ao Universo Infinito como Seicho-No-Ie, ou seja, “Lar do Progredir Infinito.”


A religião incorpora elementos do cristianismo, do budismo e do xintoísmo, e prega o ensinamento fundamental de que "Não existe matéria, como não existem doenças: quem criou tudo isso foi o coração... Assim, a doença pode ser curada com o coração…".

A característica principal da Seicho-No-Ie está no fato de seu ensinamento fazer parte do próprio cotidiano dos seus seguidores e enfatiza as praticas de gratidão à família e a Deus e o poder da palavra positiva que influencia na formação de um destino feliz.

Masaharu Taniguchi escreveu mais de 400 livros, dentre estes a Coletania denominada A Verdade da Vida (40 volumes) que constitui a base de todo o ensinamento da Seicho-No-Ie.


Para o criador do Seicho-No-Ie, as pessoas não precisavam de uma religião que usasse o medo para doutrinar, elas precisavam de uma salvação amigável. Segundo o Seicho-no-ie, "você é a realidade, você é Buda, você é Cristo, você é infinito e inesgotável. "

A Seicho-No-Ie tem hoje um grande número de adeptos e conta com várias publicações religiosas, como as revistas Fonte de Luz, Pomba Branca, Mundo Ideal e Querubim.

Na década de 90 a Seicho-No-Ie lançou oficialmente sua nova bandeira, o "Movimento Internacional de Paz pela Fé". 




"CADA DIA É UMA NOVA VIDA, UMA NOVA EXPERIÊNCIA   -  Cada experiência é um degrau para o progresso da alma. Não fique preso ao passado. Você está, agora, diante de uma nova experiência. Dedique-se a ela de corpo e alma, e verá surgir o próximo degrau de evolução."  Masaharu Taniguchi

A Verdade essencial da Seicho-No-Ie é: "O Homem é Filho de Deus" e, sendo assim, é herdeiro de todas as dádivas dele. Basta apenas que se conscientize disso para manifestar no mundo fenomênico (mundo material) a sua perfeição.

Para isso, há várias práticas adotadas pelos praticantes da Seicho-No-Ie, sendo as mais importantes:

  • Prática da Meditação Shinsokan (que, numa tradução livre, significa "ver e contemplar Deus").
  • Leitura de Sutras Sagradas e palavras da Verdade;
  • Prática de atos de amor e caridade;

A Seicho-No-Ie também estuda as "leis mentais", das quais se destaca a lei "Os semelhantes se atraem."

Normas Fundamentais dos Praticantes da Seicho-No-Ie:

1ª) Agradecer a todas as coisas do Universo;
2ª) Conservar sempre o sentimento natural;
3ª) Manifestar o amor em todos os atos;
4ª) Ser atencioso para com todas as pessoas, coisas e fatos;
5ª) Ver sempre a parte positiva das pessoas, coisas e fatos, e nunca as suas partes negativas;
6ª) Anular totalmente o ego;
7ª) Fazer da vida humana uma vida divina e avançar crendo sempre na vitória infalível;
8ª) Iluminar a mente, praticando a Meditação Shinsokan todos os dias sem falta.




A Seicho-No-Ie pode ser considerada uma filosofia de vida e também uma religião, não há rigidez de conceito neste sentido. 

Ela tem como objetivo despertar no coração das pessoas a verdade de que todos são filhos de Deus e fazer com que, através de atos, palavras e pensamentos, tornemos este mundo um mundo melhor.

Aqueles que praticam os ensinamentos da Seicho-No-Ie aprendem a reconhecer sua verdadeira natureza de filho de Deus e, em conseqüência disso, começam então a ocorrer fatos milagrosos como a cura de doenças, reconciliação de lares em desarmonia, exteriorização de grandes talentos, êxito profissional, solução de problemas econômicos e amorosos etc.




"A maioria das pessoas pensa que os fatores externos são as causas de suas infelicidades ou dificuldades. Na verdade, a atitude dos outros é reflexo da mente da própria pessoa. Vemos nos outros a imagem refletida de nossa atitude mental. O mundo fenomênico é uma manifestação da mente." - Masaharu Taniguchi

A doutrina da Seicho-No-Ie se baseia em duas Verdades fundamentais, conhecidas como Verdade Vertical e Verdade Horizontal. São elas, respectivamente:

*O homem é filho de Deus; *Tudo o que acontece ao nosso redor é reflexo de nossa mente.


O Significado da Afirmação “A Matéria Não Existe"



A parte mais difícil da doutrina da Seicho-No-Ie é o ensinamento de que “a matéria não existe”. 


Cabe-nos esclarecer o seguinte: ao afirmar que a matéria não existe, queremos dizer que tudo o que vemos ou tocamos não é mera matéria. 

Aos olhos físicos, tudo o que podemos ver ou tocar parece ser matéria, mas esse é um aspecto fenomênico. Na essência, nada é material; e, quando compreendemos isso, não somos dependentes da matéria mesmo usando objetos materiais e mesmo ingerindo alimentos materiais. 

Não dizemos que “nada existe”. 

Ao alcançar a iluminação, Sakyamuni declarou: “Montes, rios, plantas, terra – tudo possui natureza búdica”. 

Significa que montes, rios, plantas, terra, enfim, todos os elementos da Natureza parecem ser elementos materiais, mas possuem a natureza búdica. 

Existem pessoas que interpretam a expressão jōbutsu simplesmente como “tornar-se buda”, e isso as impede de compreender o verdadeiro significado desse termo. 

Elas pensam que pessoas, montes, rios, plantas, terra e tudo o mais se tornarão budas num futuro distante. 

Sakyamuni não disse que todos esses elementos vão manifestar a natureza búdica num futuro muito distante; ele afirmou que tudo na Natureza é manifestação da Vida de Buda. A iluminação de Sakyamuni pode ser assim traduzida: “O que tu vês diante de ti?”, “Vejo a manifestação de Buda em tudo: nos montes, nos rios, nas plantas, na terra, em todos os elementos da Natureza”.

(Taniguchi, Masaharu, A Verdade, vol. 7, 1a ed., pág. 21‑22)




"O homem é originariamente filho de Deus. Deus constitui a essência do homem. Sendo Deus Espírito, e não matéria, o homem, que é filho de Deus, também é Espírito e não a matéria chamada corpo carnal. Pensar erroneamente que o homem seja corpo carnal constitui ilusão; e a projeção dessa ilusão constitui o corpo carnal." - Masaharu Taniguchi

A Meditação Shinsokan

A Meditação Shinsokan é a base do Movimento de Iluminação da Humanidade. O movimento de Iluminação da Humanidade encetado pela Seicho-No-Ie tem como objetivo fundamental salvar a humanidade das infelicidades, das desgraças, das doenças, da pobreza, abrindo-lhe os olhos da mente. 

E o método que a Seicho-No-Ie usa para ativar a Sabedoria divina é a prática da Meditação Shinsokan. 



A Meditação Shinsokan, é uma meditação contemplativa através da qual o homem transcende o mundo do fenômeno e entra num mundo de dimensão superior, o mundo da Imagem Verdadeira, o mundo absoluto e perfeito criado por Deus, onde o Eu verdadeiro (o filho de Deus) funde-se com Deus e onde se fita com os olhos espirituais a perfeição do Eu verdadeiro. 

Naturalmente, não se trata de uma oração para “pedir”, mas apenas contemplar a totalidade e perfeição da Imagem Verdadeira. 


A Meditação Shinsokan consiste em captar o Eu Verdadeiro através da percepção da Imagem Verdadeira. A meditação Shinsokan é a visualização de que somos um com a Sabedoria infinita, a Luz infinita, a Vida Infinita que faz viver a todos os seres viventes.



A Meditação Shinsokan constitui a afinação fundamental da mente e se nós aprimorarmos a vibração mental através dela, aos poucos conseguiremos sintonizar-nos com os entes do mundo espiritual elevado e do mundo celeste (mundo de Deus) e receber a orientação deles, muito mais do que isso, acabaremos por alcançar o mesmo estado de liberdade que Buda atingiu.


O homem não é corpo carnal. É um ser espiritual. A Meditação Shinsokan é uma prática na qual nos conscientizamos profundamente desse fato. Conhecendo Deus de modo cerebral, não o compreendemos de verdade. Devemos senti-lo como todo o nosso ser. O que nos possibilita isso é a meditação Shinsokan. Pratiquemos, pois, essa meditação, sem negligenciá-la.

O "modo de viver da Seicho-No-Ie" constitui-se de "vida mental afinada".

De acordo com as pesquisas dos psicólogos, o nosso estado mental nos dez minutos que precedem o sono é bastante importante, pois toda a atividade da nossa mente continua avançando sem para na direção em que a deixamos ajustada, mesmo depois de a mente superficial estar completamente adormecida. Se aplicarmos este princípio, poderemos fazer a afinação total da mente.

Por isso, quando a "mente desperta" está para adormecer, temos de deixar o carro chamado "mente inteira" direcionada de tal forma que não corra em direção errada.

Por isso, precisamos, nos dez minutos que antecedem o sono, deixar direcionada a atividade criadora da mente, do lado destrutivo, para o lado construtivo; do sentimento de ódio e ressentimento, para o de amor e ternura; da impaciência, para calma e a confiança; do desequilíbrio emocional, para a paz.


(TANIGUCHI, Masaharu. A Verdade da Vida, Vol. 8; 1ª. Ed. Cap.1;p.15)



A Meditação Shinsokan é verdadeira quando o nosso Deus interior entra em contato com o Deus Universal. Ter a docilidade espiritual de criança é retirar a berreira mental para que o nosso Deus interior se manifeste e entre em contato com Deus Universal. 

Fazer a Meditação Shinsokan com essa postura mental é muito diferente de orar com pensamento egoístico, pedindo benefícios materiais.

A verdadeira Meditação Shinsokan é aquela em que a nossa essência divina entra em contato com o Deus Universal, pede orientação a Ele, ouve docilmente as Suas palavras e reconhece a perfeição da Imagem Verdadeira.


(TANIGUCHI, Masaharu. Viver Junto com Deus - A Verdade em 365 Preceitos; 1ª Ed.; Cap. 2; p.51)



"Onde quer que você esteja, aonde quer que você vá, aparecerá sempre o paraíso em sua volta se você mantiver acesa a luz da Verdade na sua consciência." - Masaharu Taniguchi


Volte-se para Deus e receba a Sua Sabedoria! 







Fonte: http://www.sni.org.br/oque.asp

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Beleza pura em mais uma de suas ótimas postagem. Parabéns.
    ToninhoClaro/Lins,SP/Brasil

    ResponderExcluir
  3. O que me chamou a atenção na SEICHO-NO-IE, além da Prática sóbria de seus adeptos, é o fato de não usarem a petição como intermediária de seus "males", eles usam a Afirmação, ou seja, se eu estou com dor de cabeça, eu nego essa dor, não confirmei nem tenho a pretensão de confirmar essa prática, mas se funciona, tem sua explicação.
    O ser humano é atraido para determinadas práticas ou Doutrinas de acordo com seu Nível Evolutivo. esse mesmo nível evolutivo preparou um ciclo de expiações brandas e erradicação suave...

    ResponderExcluir
  4. Nei Ramos-neirgrj@hotmail.com23 de dezembro de 2015 05:55

    Estar em sincronia com o além..captar a luz do bem que está sempre a nossa volta é ela que vai nos afastar do mal. Entender que o mundo material é uma grande ilusão.

    ResponderExcluir
  5. Essa matéria encheu de alegria meu coração.So quero avançar. Obrigada seicho no ie.

    ResponderExcluir
  6. Essa matéria encheu de alegria meu coração.So quero avançar. Obrigada seicho no ie.

    ResponderExcluir