sexta-feira, 5 de setembro de 2014

DOCUMENTÁRIO - PROVANDO A EXISTÊNCIA DE DEUS





Título Original:  Provando A Existência de Deus
Produção: History Channel 
País de Origem: EUA
Gênero: Documentário
Duração: 88 Minutos


Durante milhares de anos, o homem tem buscado a prova tangível da existência de Deus. Ao longo da história, tem havido momentos onde a ciência e a fé convergiram, mas quase sempre com efeitos explosivos. 


Através desta investigação, conheceremos as opiniões de físicos que estão na busca da mítica "partícula de Deus", que acreditam ser o componente essencial para a própria vida. 

Por outro lado, vamos descobrir os avanços recentes do cientista Stephen Hawking na possível explicação da criação da Terra a partir do Big Bang.


O Documentário não pretende trazer provas conclusivas da existência de Deus, mas sim argumentos baseados na física, astronomia, genética, arqueologia e história.


Arca da aliança - Esse artefato seria talvez a maior prova da existência de Deus. O programa traz informações sobre pesquisas arqueológicas em torno do seu paradeiro.  A Arca estaria guardada numa capela da Igreja de Santa Maria de Sião, da cidade de Aksum, no norte da Etiópia, onde um único sacerdote pode vê-la.


Genes de Deus - Raízes biológicas explicariam de onde vem a inclinação humana para a religiosidade e como o cérebro experimenta a transcendência. Alguns geneticistas acreditam ter descoberto um conjunto de genes que tornaria o ser humano predisposto a ter experiências sensoriais, como acreditar em Deus e professar uma religião. O código genético do indivíduo é o que determina o tamanho da sua fé.



Partícula de Deus - A confirmação da existência de uma partícula denominada de Bóson de Higgs, supostamente responsável por algumas propriedades da matéria, principalmente a massa, acabaria corroborando a chamada Teoria de Tudo, que tenta unificar as principais leis da física. Segundo alguns, isso confirmaria também a existência de Deus.


Teoria do Universo bem afinado - Trata-se de um argumento baseado no conceito das "constantes universais bem afinadas", que tornam possíveis a existência da matéria e da vida, e portanto alegando que as constantes não devem ser solenemente atribuídas ao acaso (processos naturais). 

Essas incluem os valores das constantes físicas fundamentais, a força relativa das forças nucleares, o electromagnetismo, a gravidade entre partículas fundamentais, também como as taxas das massas de tais partículas. 

Defensor do design inteligente e filiado do Centro para Ciência e Cultura, Guillermo Gonzales argumenta que se qualquer um desses valores fosse até minimamente diferente, o universo seria dramaticamente diferente, tornando impossível a formação de muitos elementos químicos e de estruturas características do Universo, como galáxias. 


Logo, defensores argumentam, um designer inteligente da vida foi necessário para garantir que as características específicas se dessem presentes, caso contrário a vida seria, em termos práticos, impossível de ter existido.


Neurociência espiritual ou Neuroteologia - Estuda os processos cognitivos que produzem experiências subjetivas tradicionalmente categorizadas como religiosas ou espirituais e tenta relacioná-las com padrões de atividade no cérebro. 

A confirmação da existência de "regiões espirituais" no mapeamento cerebral confirmaria que ele é um órgão fisiologicamente projetado para que o homem tenha comunhão com Deus.








Nenhum comentário:

Postar um comentário