terça-feira, 15 de abril de 2014

VIBRAÇÃO NATUREZA: O BALÉ DOS PASSAROS



O balé dos pássaros: Revoadas dançam no céu formando desenhos abstratos.

O balé dos pássaros é um fenômeno natural na qual milhares de pássaros voam juntos, realizando movimentos que parecem sincronizados – uma verdadeira dança no ar. Normalmente, são pássaros pequenos e migratórios que realizam a dança.

Com leveza e graça, eles se movimentam criando formas dançantes delicadas.

Mas a beleza tem motivo: o nome do movimento é burburinho e serve para defender o grupo dos predadores. Sozinhos, são presas fáceis. Mas, em bando, dificilmente são atacados. A união faz a força e, neste caso, trazem a beleza também.

Alain Delorme, um fotógrafo francês faz um tributo à bela sincronia dos pássaros, e seus movimentos. De alguma maneira o artista também busca questionar a fragilidade do ecossistema para lidar com a poluição, titulando suas obras como Murmurations – Ephemeral Plastic Sculptures.


E o diretor Neels Castillon realizou o vídeo a Bird Ballet que também mostra a dança dos pássaros. Durante filmagens no campo nos arredores da cidade de Marselha, França, ele se deparou com uma incrível revoada de estorninhos (Sturnus vulgaris) que promoviam nos céus uma dança hipnótica.




Video: Neels Castillon
No crepúsculo, quando retornam às suas áreas de repouso, os estorninhos – pássaros gregários muito comuns na Europa – nos presenteiam com espetáculos tira-fôlego.

Centenas de milhares reunidos em bandos desenham no céu formas sempre diversas. 

Movem-se como se fossem um único corpo. 

Acreditam os ornitólogos que o objetivo dessas manifestações é espantar e desorientar os seus predadores, apostando na força do seu número e no jogo de luzes e sombras cujos movimentos mudam continuamente.

Bird Ballet - Neels Castillon




2 comentários: