domingo, 5 de janeiro de 2014

LUZES DO MUNDO - EU MAIOR


Combinando imagens espetaculares da natureza e da civilização humana com depoimentos de grandes expoentes das mais diversas áreas do conhecimento humano sobre o ser humano e o universo, incluindo líderes espirituais, artistas, cientistas, artistas, intelectuais e esportistas, o filme Eu Maior traz uma reflexão contemporânea sobre autoconhecimento e busca pela felicidade.



Eu Maior (Filme)

"Porque é que algo existe e não nada?”. 
“Pra que tudo isto? É por nada?”. 
“O que somos nós? Tem alguma coisa separada ou será que é uma integração?”. 
“Quem sou eu?”. 
“Qual é o sentido da vida?”

O documentário brasileiro “Eu Maior” foi criado para tentar responder a essas perguntas através da voz de 35 personalidades brasileiras de diferentes áreas, com o intuito ecumênico de reunir diversidades de caminhos e visões em torno dessas questões centrais ao ser humano, e está sendo disponibilizado agora na íntegra (abaixo).

Entre as personalidades entrevistas estão Leonardo Boff, Sri Prem Baba, Professor Hermógenes, Rubem Alves, Roberto Crema, Monja Coen, Marcelo Gleiser, Marcelo Gikovake, Glória Arieira, Mario Sergio Cortella, Ricardo Lindemann, Richard Simonetti, Waldemar Falcão, entre outros, reunindo abordagens como o Yoga, o Zen-Budismo, a Psicologia, Psiquiatria, Filosofia, o Vedanta, Espiritismo, Catolicismo, Arte, etc. 

O filme foi produzido por Fernando, Paulo e Marco Schultz e Andre Melman, estreou no último dia 21 de novembro em São Paulo, depois de estréias preliminares para os patrocinadores – o filme contou com “crowdsourcing”, ou a colaboração financeira coletiva de cidadãos individuais  além de ter patrocínio de empresas e instituições. 


O filme requisitou R$ 200 mil para a produção em 2010, tinha estréia prevista para o segundo semestre de 2011, mas só agora, dois anos depois, é que o filme chega às telas e segue na íntegra abaixo, conforme disponibilizado no YouTube.

As entrevistas realizadas trazem reflexões pertinentes acerca de determinados aspectos da busca do ser humano pelo conhecimento de sua verdadeira essência.

EU MAIOR traz uma reflexão contemporânea sobre questões essenciais e universais, numa época de grandes transformações e desafios, que pedem níveis mais altos de discernimento e consciência individual.


Olhe ao seu redor – quantas pessoas estão na busca da felicidade? Quantas pessoas tiveram coragem de abandonar o que a sociedade esperava deles, para ir ao encontro do que realmente gostam? Quantas pessoas estão revendo suas escolhas – tanto na área pessoal e profissional, quanto na área dos relacionamentos? 

Temos o privilégio de podermos viver nessa era tão transformadora, na qual basta um olhar mais atento para perceber que uma revolução está acontecendo e que não – não somos mais os mesmos, e não vivemos como os nossos pais.


No entanto, essa busca pelo que realmente significa para cada um nunca é fácil. Sair da zona de conforto significa enfrentar de perto seus fantasmas, seus medos, suas dúvidas. Significa desapontar pessoas que tinham expectativas sobre você, significa dizer para a sociedade que não, você não é e não vai ser aquilo que eles esperam de você. A trajetória do despertar é dolorosa, mas os frutos colhidos são absolutamente recompensadores.

O filme traz uma conexão esses temas, por meio de entrevistas com expoentes de diferentes áreas, incluindo líderes espirituais, intelectuais, artistas, esportistas, entre outros.


O ecletismo com que esta busca é retratada revela a inclinação gnóstica natural do filme, a qual ajuda a compreensão da universalidade da gnosis.

Com 90 minutos de duração, o filme Eu Maior traz indagações sobre autoconhecimento, a busca pela felicidade e questões como "quem sou eu?" e "qual é o sentido da vida?". 

O filme é inovador, também, pela forma de produção e divulgação. É o maior case de crowdfunding do país. Foi a primeira vez que um longa-metragem brasileiro usou o sistema de crowdfunding com incentivo fiscal para complementar seu financiamento. Quem contribuiu com alguma quantia pôde deduzir o patrocínio no Imposto de Renda em até 6% do valor total, teve o nome incluído nos créditos finais do filme e ganhou ingressos para duas exibições exclusivas, que reuniram mais de 1,6 mil espectadores. 


Apoiando-se nas redes sociais para divulgar o projeto, os diretores Fernando e Paulo Schultz, junto com os produtores Marco Schultz e André Melman, levantaram R$ 208,6 mil junto a 600 patrocinadores pessoa-física.

"A oportunidade de deduzir o patrocínio do IR ajudou, mas a maioria dos patrocinadores nos apoiou porque acha que os desafios do mundo atual pedem níveis mais altos de discernimento e consciência individual, e o filme fala sobre isso", disse o co-diretor Fernando Schultz. 

EU MAIOR: Uma excêntrica reflexão do que somos, onde estamos e pra onde vamos. A busca pela nossa essência e pelas práticas que nos fazem dar sentido a existência humana. A convivência consigo mesmo e o autoconhecimento como formas de elevar a razão dos porquês sobre tudo e todos.



Entre as 30 personalidades entrevistadas pela obra, estão nomes de peso como: 


- o antropólogo Roberto Crema;
- o fotógrafo Araquém Alcântara; 
- a Monja Coen;
- Sri Prem Baba;
- o teólogo Leonardo Boff; 
- o Professor Hermogenes;
- a atriz Letícia Sabatella; 
- o físico e astrônomo Marcelo Gleiser; 
- o surfista Carlos Burle;
- a mestra Gloria Arieira;
- a ex-ministra Marina Silva; 
- o filósofo Mário Sérgio Cortella; 
- o escritor e educador Rubem Alves;
- o Bispo  Ricardo Lindemann;
- o espirita Richard Simonetti
- o músico Marcelo Yuka. 

Com perfis bem distintos, os entrevistados têm em comum a disposição de compartilhar perguntas, respostas, e experiências de vida que ampliaram suas percepções de si e do mundo.

Dentro de cada vertente profissional, estas personalidades discorrem de uma maneira intimista sobre a importância do exercício do autoconhecimento, da busca interna de perguntas e respostas sobre o sentido da vida. De forma filosófica, o filme nos instiga a pensar qual é o nosso papel do mundo e como isso pode nos trazer felicidade.

Roberto Crema

Antropólogo e psicólogo do Colégio Internacional de Terapeutas, Roberto Crema é Reitor da Unipaz - Universidade Internacional da Paz.  Na Universidade Holística Internacional de Brasília, implementou o curso de formação holística de base, além de orientar o curso de Psicologia Transpessoal.  Pioneiro da transdisciplinaridade, Roberto viaja pelo Brasil e pelo mundo dando cursos e proferindo palestras sobre a importância da abordagem holística.  É autor de diversos livros, tais como “Introdução à Visão Holística”, “Visão Holística em Psicologia e Educação”, e “Saúde e Plenitude: um Caminho para o Ser”.  Para mais informações, visite www.unipaz.org.br.

Araquém Alcantâra

Araquém Alcântara é um dos mais destacados fotógrafos em atividade no mundo, e apontado pela crítica especializada como um dos precursores da fotografia de natureza no Brasil. Já ganhou mais de 40 prêmios nacionais e internacionais, publicou mais de 30 livros fotográficos, além de dezenas de reportagens sobre a natureza. Seu trabalho, presente em importantes museus e galerias do mundo, é referência e fonte de inspiração para fotógrafos de todas as idades. Para mais informações, visite www.araquem.com.br.

Monja Coen

Monja Coen Sensei é missionária oficial da tradição Soto Shu de Zen Budismo.  Foi ordenada monja em 1983.  Após viver 12 anos no Japão, retornou ao Brasil para liderar, durante 6 anos, as atividades no Templo Busshinji, sede da tradição Soto Shu na América do Sul.  Participa de diversas atividades públicas, incluindo encontros inter-religiosos, buscando promover o princípio da não violência e uma cultura de paz.  Monja Coen tem dois livros publicados com grande sucesso editorial: “Viva Zen”, e “Sempre Zen: Aprender, Ensinar e Ser”.  Para mais informações, visite www.monjacoen.com.br.

Prem Baba

Sri Prem Baba (cujo nome significa Pai do Amor) é um mestre da linhagem Sachcha, da Índia, e também herdeiro de uma das tradições xamânicas das florestas brasileiras.  Trabalha para construir pontes entre a ciência e a espiritualidade, buscando a verdade e a transformação do mundo pelas práticas do amor e compaixão.  Desenvolveu um método de autodesenvolvimento que denominou O Caminho do Coração.  Sri Prem Baba nasceu no Brasil, onde passa alguns meses do ano em seu Ashram em Nazaré Paulista (SP).  O resto do tempo ele passa no Sachcha Dham Ashram, na Índia, e em diversos centros que se desenvolveram pelo mundo em torno da sua mensagem.  Para mais informações, visite www.prembaba.org.br.

Leonardo Boff

Expoente da Teologia da Libertação, Leonardo Boff foi perseguido pelo Vaticano até renunciar às suas atividades de frade franciscano, em 1992.   É autor de mais de 60 livros nas áreas de Teologia, Espiritualidade, Filosofia, e Antropologia.  Professor de Ética, Filosofia da Religião e Ecologia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, foi professor-visitante na Universidade de Lisboa (Portugal), Salamanca (Espanha), e Harvard (EUA), entre outras.  Conferencista dos mais requisitados, já recebeu vários prêmios por sua luta em favor dos direitos humanos e do meio-ambiente, incluindo o Right Livelihood Award (2001).  Para mais informações, visite www.leonardoboff.com.


 “Quem sou eu é uma pergunta irrespondível porque o ser humano é um projeto infinito. Ele é um nó das relações voltadas em todas as direções para dentro de si, para o outro, para a natureza, para o universo, para Deus. Ele se realiza na medida em que ele ativa essas relações. E por isso quanto mais ele se relaciona, mais ele se enriquece e mais descobre possibilidades dentro dele. Ele não é um sistema fechado, é um sistema aberto. Toda pergunta exige uma resposta e essa resposta levanta uma nova pergunta. E assim nos vamos de perguntas em perguntas e respostas em respostas e nós não sabemos quem somos. Então nós sempre estamos buscando. Encontramos espelhos de nós mesmos em todas as partes e não nos identificamos com nenhum deles.”

Professor Hermógenes

Filósofo, poeta, escritor e terapeuta, José Hermógenes de Andrade Filho, mais conhecido como Professor Hermógenes, é o mais respeitado professor e divulgador brasileiro de Hatha Yoga. É Doutor em Yogaterapia, título concedido pelo World Development Parliament, da Índia. Após superar sérios problemas de saúde com o auxílio do Yoga, na década de 60, o Professor escreveu o livro "Autoperfeição com Hatha Yoga", ainda hoje seu maior sucesso editorial. A esse livro seguiram-se outros 30, além da tradução de 6 volumes de cunho filosófico e espiritualista.  Para mais informações, visite www.profhermogenes.com.br.

Letícia Sabatella

Letícia Sabatella é atriz. Desde 1990, quando despontou na televisão com a série “Os Homens Querem Paz”, atua em novelas, mini-séries, filmes, peças de teatro e até mesmo óperas. Seu ativismo político surgiu cedo na vida e foi reforçado pela companhia de pessoas como Frei Betto, Herbert de Souza e Leonardo Boff, que lhe mostraram a importância de usar o seu talento e fama para transformar a realidade do mundo. É presença constante em fóruns, levantando a voz em defesa dos direitos humanos e do meio ambiente.


Marcelo Gleiser

Marcelo Gleiser é professor de física e astronomia no Dartmouth College (EUA). Há treze anos escreve uma coluna para a Folha de S. Paulo. Sua paixão pela ciência e a capacidade de explicar questões complexas de forma acessível para o público leigo são características marcantes dos sete livros que já escreveu - dois dos quais receberam o prêmio Jabuti. A série “Poeira das Estrelas”, que apresentou no programa Fantástico em 2006, trouxe novamente a marca de um cientista agnóstico ávido por compreender de onde viemos, e como tudo começou.


“Quanto mais a gente conhece sobre as coisas, mais a gente desconhece também e mais perguntas surgem.”

Carlos Burle

Carlos Burle é considerado um dos maiores surfistas de ondas grandes da atualidade.  Foi em 2001, na Califórnia, quando surfou uma onda com 20 metros de altura, que o esportista começou a se destacar. Também surfou a maior onda já fotografa no Backdoor de Pipeline, no Havaí.  Dentro do seu programa de treinamento, Burle conta com exercícios de força misturados com alongamento, apnéia, yoga e meditação.  Quando não está surfando, ou treinando, Burle dá palestras.  Avaliação de risco e superação pessoal são alguns dos temas que traz para o público, sempre ilustrando suas palavras com imagens de tirar o fôlego.  Para mais informações, visite www.carlosburle.com. 

Gloria Arieira


Gloria Arieira é mestra em Vedanta e Sânscrito.  Estudou com Swami Dayananda em Mumbai, norte da Índia, tendo acompanhado o mestre em cursos, palestras e visitas a lugares sagrados. De volta ao Brasil, fundou a Vidya Mandir, instituição sem fins lucrativos que visa preservar a cultura e o conhecimento dos antigos Vedas e está focada no ensino de Vedanta e Sânscrito na lígua portuguesa.  Tradição clássica de conhecimento indiano, Vedanta significa "o conhecimento contido no final dos Vedas", e tem como principal objetivo o autoconhecimento.  Para mais informações, visite www.vidyamandir.org.b

Marina Silva

Nascida em Rio Branco, Maria Osmarina Marina Silva Vaz de Lima é uma ambientalista, historiadora, e política brasileira. Em quase 30 anos de vida pública, ganhou reconhecimento dentro e fora do país pela defesa da ética, da valorização dos recursos naturais e do desenvolvimento sustentável. Marina foi vereadora, deputada estadual e senadora – eleita sempre com votações recordes – e Ministra do Meio Ambiente. Disputou as eleições presidenciais de 2010 e obteve 20 milhões de votos, o equivalente a mais de 19% dos votos válidos. Mais informações no www.minhamarina.org.br.


Mário Sérgio Cortella

Mário Sérgio Cortella é filósofo e doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde é professor-titular do Departamento de Fundamentos da Educação e da Pós-Graduação em Educação. Foi secretário municipal de Educação de São Paulo (1991-1992). É autor, entre outros livros, de “A Escola e o Conhecimento”, “Não Espere Pelo Epitáfio: Provocações Filosóficas”, “Não Nascemos Prontos!”, e “O que a Vida me Ensinou - Viver em Paz para morrer em Paz”. Durante onze anos foi o apresentador da série “Diálogos Impertinentes”, transmitida ao vivo em rede nacional pelas TV’s a cabo NET e STV (Sesc-Senac).

Rubem Alves 

Rubem Alves  é educador, poeta, filósofo, psicanalista, cronista, ensaísta, teólogo e acadêmico. Sua obra explora a essência do homem e a alma do ser, servindo de contraponto à visão do homem globalizado que busca satisfazer desejos e vive além de suas reais necessidades.  Professor emérito da UNICAMP, tem um grande número de publicações, tais como crônicas, ensaios e contos, além de ser ele mesmo o tema de diversas teses, dissertações e monografias. Sua obra – são mais de 70 títulos – tem como eixo central a educação, e já foi publicada em vários idiomas, como inglês, francês, italiano, espanhol e alemão.  Para mais informações, visite www.rubemalves.com.br.

Ricardo Lindemann

Bispo pela Igreja Católica Liberal e mestre em Astrologia, Ricardo Lindemann é formado em Engenharia Civil e Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  É o atual presidente da Sociedade Teosófica no Brasil, por meio da qual ministra cursos e palestras por toda a América Latina, EUA, Inglaterra, França e Índia.  A Sociedade Teosófica, cujo lema é “não há religião superior à verdade”, tem como objetivos formar um núcleo de fraternidade sem distinção de raça, credo, sexo, casta ou cor; encorajar o estudo da religião comparada, filosofia e ciência; e investigar as leis inexplicadas da natureza e os poderes latentes no homem.  Para mais informações, visite www.sociedadeteosofica.org.br.

Richard Simonetti

Richard Simonetti atuou durante 36 anos como Presidente do Centro Espírita Amor e Caridade, de Bauru, entidade que realiza amplo trabalho de divulgação da Doutrina Espírita e exercício da filantropia, com 800 voluntários e atendimento de 25 mil pessoas carentes, anualmente.  Richard é um respeitado intelectual que se dedica a pensar temas universais sob a ótica espírita.  Possui mais de quarenta livros publicados, com tiragem total superior a dois milhões de exemplares, alguns deles com versões em inglês, francês e italiano.  Palestrante dos mais requesitados, também é colaborador assíduo de jornais e revistas espíritas, notadamente "O Reformador", "O Clarim", e "Folha Espírita".  Para mais informações, visite www.richardsimonetti.com.

Marcelo Yuka

No dia 9 de novembro de 2000, Marcelo Yuka, então baterista da banda O Rappa, foi baleado com nove tiros em um assalto.  Desde então, iniciou-se um longo processo de transformação física, mental e espiritual.  Yuka deixou O Rappa e fundou uma banda e uma organização não governamental que compartilham o mesmo nome: F.U.R.T.O. (Frente Urbana de Trabalho Organizado).  Paralelamente à carreira musical, e ao ativismo pela transformação social, Yuka desenvolveu um grande interesse pelo autoconhecimento, que hoje é vivenciado principalmente por meio do yoga e da meditação.

(confira as entrevistas completas aqui: http://eumaiorofilme.blogspot.com.br/)

O documentário é uma reflexão coletiva através de entrevistas com pessoas de diferentes áreas de atuação, incluindo atores, líderes espirituais e teóricos, sobre questões da sociedade contemporânea e a busca pela felicidade. Visando o exercício de autoconhecimento, os entrevistados dão depoimentos sobre impressões pessoais de conceitos enraizados na sociedade.

Vivemos numa época onde o “ter” ganha mais importância do que o “ser”. O desequilíbrio está em tentar alcançar a felicidade através de conquistas materiais, superficiais. As pessoas não são incentivadas desde criança a desenvolverem o autoconhecimento. No entanto, com frequência cada vez maior, essas dúvidas essenciais e universais visitam nossos pensamentos. O que todos buscam, afinal, é a felicidade.

O lançamento oficial aconteceu dia 21 de novembro de 2013, mas como estão sendo usadas diversas plataformas, você pode escolher como e quando assistir.

É um filme, enfim, para quem quer mergulhar mais fundo na vida e nos mistérios da existência. Um convite para expandir a consciência do seu “eu pequeno”, em oposição ao título da obra, e transcender-se em um estado de mais harmonia com todos à nossa volta e o Universo.






site oficial: http://www.eumaior.com.br/

Um comentário:

  1. “Longe do medo, perto do amor! – 2014

    ResponderExcluir