sexta-feira, 22 de novembro de 2013

A História do Mundo em Duas Horas



Documentário: A História do Mundo em Duas Horas
Autor: History Channel
Duração:  01:30min

Contar a História do Mundo em duas horas pode parecer uma missão impossível, mas o “History Channel” procurou alcançar essa proeza. O canal emitiu um documentário que resume em apenas 90 minutos a História dos 13,7 mil milhões de anos do Universo.

Desde o Big Bang até aos nossos dias, são transmitidos os principais marcos que importa conhecer sobre a História de tudo o quanto existiu e existe nos dias de hoje.


Ainda assim, "A História do Mundo em Duas Horas" traz um bom apanhado de acontecimentos.

Do Big Bang, a grande explosão que deu origem ao espaço-tempo, aos dias atuais, o programa passeia pelos momentos decisivos do mundo.

Não apresenta muita profundidade, mas dedica atenção o suficiente para que o espectador se informe minimamente e consiga posicionar cada acontecimento nesse quebra-cabeça que forjou a humanidade.

Com boas referências científicas, o documentário deixa bem claro como cada um dos eventos mostrados contribuiu para que os seres humanos dominassem a Terra.

E, se o contexto deixar alguma dúvida, a seleção das entrevistas mina qualquer problema de interpretação.


Com frases tão diretas quanto "para os humanos, a melhor coisa que os dinossauros fizeram foi morrer", a produção do canal History escalou um time de cientistas que vão direto ao ponto.

Este é um filme que parte do macro para o micro, dando a conhecer, em primeiro lugar, as condições de formação do Universo, das Galáxias, dos Sistemas Solares e dos planetas, para seguidamente se focar no surgimento da vida na Terra, realçando os aspetos geológicos, biológicos e civilizacionais que brotaram no planeta azul. 


Apesar da sequência cronológica, o narrador aproveita todas as oportunidades para mostrar a interligação entre a História do Universo e a evolução humana. Por exemplo, se o ferro não tivesse sido criado no seio das estrelas, os livros atuais não poderiam conter nas suas páginas a referência à Idade do Ferro.

“A História do Mundo em Duas horas” é um verdadeiro manual de conhecimento que cruza saberes de áreas aparentemente tão diferentes como a Astronomia, Biologia, Geologia e História. 


"Neste especial, contaremos 14 milhões de anos de história, através de uma viagem rápida de 120 minutos, desde o início dos tempos até a atualidade, fazendo escalas para explorar os pontos mais marcantes, os momentos históricos e as conexões extraordinárias entre o passado distante e nossa vida cotidiana.

Esta é uma nova forma de ver a história do universo, do planeta Terra e da humanidade: o surgimento da vida, os avanços do homem e o crescimento da civilização." History


Nenhum comentário:

Postar um comentário