sábado, 13 de julho de 2013

OS INCRÍVEIS MAIAS.







Quem seria esse povo misterioso que viveu no México e nas florestas da América Central, cujo conhecimento de astronomia era espantoso e cujas pirâmides e monumentos foram construídos com uma incrível precisão matemática? Teriam sido somente inspirados ou seriam alguns deles a encarnação de consciências altamente evoluídas, daqueles que são conhecidos como "Os Senhores da Magia do Tempo"? Essas consciências multidimensionais que sempre ajudam a Terra em períodos de transição, teriam vindo misturando-se por entre aquele povo nativo, que vivia em total harmonia com a natureza, e deixado gravados na pedra, glifos e símbolos com energia e informação cósmicas, segundo a matemática da geometria sagrada, para serem usados no tempo em que a Terra vive-se os últimos anos de um grande ciclo. Profundos conhecedores da magia do tempo, os Maias sabiam que o tempo é radial... e não linear. O tempo natural é encontrado dentro dos ciclos da natureza que ocorrem interminavelmente sem que o homem possa interferir. São ciclos menores dentro de ciclos maiores de tempo que se repetem indefinidamente. Essa combinação de ciclos dentro de ciclos de tempo confere qualidades de energia ao tempo... aos dias... aos meses.... às eras. Os Maias nos deixaram um poderoso instrumento de sincronização galáctica pra nos recordar de nossa origem cósmica e nos ensinar o caminho de retorno às estrelas... 
O Tzolkin, calendário Sagrado dos Maias, descreve a nossa evolução como civilização planetária e contém as chaves para ativar a nossa memória cósmica e para o acesso às múltiplas dimensões. O Tzolkin representa a interação do Ciclo Solar de 20 dias e do Ciclo Galáctico de 13 dias. Para os Maias, Hunab K'u, doador do movimento e da medida representa o Ser absoluto, o Arquiteto do Universo. De Hunab Kú, no Coração da Galáxia, são emitidas ondas de energia radiante que nos chegam como 13 qualidades de energia galáctica... 13 Tons Galácticos. Essas energias interagem com as energias do nosso Sol... 20 selos solares que representam 20 qualidades de energia solar. Essa combinação de 13 energias galácticas com 20 energias solares dá um total de 260 qualidades de energia... que se repetem indefinidamente. Assim cada dia tem uma qualidade única de energia que vem dessa interação das energias solares com as energias galácticas... 



Definição dos 20 Selos Solares. 


IMIX

DRAGÃO VERMELHO
Nutrir, nascimento, ser A causa primeira, origem de tudo. Nutre o nascimento, poder do nascimento. Nascimento, começo, fonte de vida. Água primordial, sangue, nutrição. Proximidade cósmica em relação ao aspecto feminino de Deus. Enérgico, criativo, protector e dominador de um modo paternal. Vive pelo instinto no nível físico. Está sempre lidando com uma profusão de sentimentos.

IK

VENTO BRANCO
Comunicar, espírito, alentoVida e alento. Representado por Quetzalcoatl, deus do vento. Comunica o espírito. Espírito,alento,energia cósmica,inspiração,   princípio vital,   sistema respiratório. Desfruta de proximidade cósmica com o aspecto masculino de Deus que,    com seu alento, sopra a vida na forma. Comunicação consigo mesmo e com os demais. Interessado na verdade. Consciência individual. Ágil, inteligente e multifacetado.

AKBAL

NOITE AZUL 
Sonhar, abundância, intuição É o interior, a caverna, a introspecção, o desconhecido. Sonha a abundância.    Despertar da intuição.   As    formas   da   criação assumem     um       aspecto        e transformam-se no templo.Profundo, pensativo, introspectivo. 
Recebe informações e transmite-as.  Conservador, demonstra lógica e habilidades   organizacionais.    Dá muita importância ao lar. Receba e expresse o poder do Sonho e      da Abundância. Focalize a entrada   no santuário do seu Eu - a escuridão interior - o lugar do mistério dentro de você. Una-se com sua quietude e quietude.


KAN

SEMENTE AMARELA 
Focalizar, florescimento, percepção Potência criadora. Semear. Poder do ordenamento, do crescimento espiritual, através do florescimento da ideia do ser. Refere-se ao florescimento, à sabedoria, amadurecimento, ideia, princípio de geração, sexo e reprodução. Interesse cósmico pelos mistérios da criação. Activo, dinâmico, sexual e influente, possuindo altos padrões. Relaciona-se com o mundo através dos cinco sentidos físicos.


CHICCHAN

SERPENTE VERMELHA 
Sobreviver, força vital, instinto Serpente celestial. Signo afortunado, felicidade, prosperidade, favorável aos comerciantes, não se deixa escravizar; tem bom humor. Poder vital do crescimento corpóreo. Força vital. Gera a força; sistema nervoso, analítico e certeiro; integração e sucesso das funções físicas. Inicia ou gera ideias e criações. Forte consciência de sua individualidade. Recorda e recebe conhecimento.

CIMI

ENLAÇADOR DE MUNDOS BRANCO
Igualar, morte, oportunidade Morte. A porta dimensional na qual se unem dois aspectos da existência: vida e morte. Consciência do aqui e do além, reencarnação, regeneração, iguala a morte, transmutação, ponte entre dois mundos. A morte mística do iniciado esotérico como desapego do mundo e de sua própria forma corpórea. Vive no reino da razão e da atividade.


MANIK

MÃO AZUL - MANIK
Conhecer, realização, cura Terra, bem-aventurança, nobreza, temor, nervosismo, preocupação, sensibilidade, atenção e tensão constantes. Generoso, altruísta. Acção, realizar, concretizar, tornar-se responsável, actuar. Cura física. Representa a perfeição do eu material como superação do ego; conhece a realização, trabalho, cura física, entendimento, conhecimento do poder de completar. Mundo da razão, mundo mental. Realização. Pode ser artístico e inspirar outras pessoas. Gosta de estar vivo. Faz modificações suaves em sua vida. Franco e individualista.

LAMMAT

ESTRELA AMARELA: Embelezar, elegância, arte Conscientes de sua meta; a luz do amor, a beleza do plano cósmico. Embeleza a elegância. O cálculo perfeito; a harmonia; o artístico. Aprendizado do amor. Transforma o auto-amor em profundo amor pela humanidade e pelo planeta Terra. Práticos, férteis, prósperos, lutadores. Compreensão intuitiva do padrão da vida superior.LUA VERMELHA Purificar, água universal, fluxo Agua. Deusa da água. Água universal, purificação do espírito. 



MULUC

LUA VERMELHA Purificar, água universal, fluxo Agua. Deusa da água. Água universal, purificação do espírito. Princípio de comunicação e expansão da vida superior. Vive pela razão. Inicia e gera, mas também formula e transmite o impulso criativo. Tendo a ser dominado por sentimentos fortes e pode ter poderes psíquicos. Desejo de entender a natureza do homem em um nível cósmico.


OC

CÃO BRANCO Amar, coração, lealdade Vinculado às energias do amor e do coração. Lealdade, nobreza, fidelidade, amor incondicional, defesa, protecção, bravura, valentia. Fazem-se valer,impõem-se. Prestimoso. Trabalha bem em equipe e é bom líder. Necessita de variedade na vida. Aprimora as informações do espírito e torna-as acessíveis a outras pessoas. Integridade, honestidade, sentimentos e emoções, vida emocional, guia e princípio da lealdade, fidelidade que dá força na viagem espiritual.



CHUEN

MACACO AZUL 
Brincar, magia, ilusão Cientista, matemático. artesanato, habilidade, truques, magia, brincadeira, movimento, diversão, canto, dança, músicos, actores, ofícios mecânicos, jogos. Sempre se movendo; inteligente, imitador, bufão. Atrai a atenção. Formula informações e as transmite. Opera a partir dos mundos emocional e psíquico. Abundância geral de energia. Estabelece a ponte de passagem entre as etapas evolutivas. O homem cientista, o matemático, o que brinca com a magia porque possui o conhecimento. Artista.


EB

HUMANO AMARELO Influenciar, livre arbítrio, sabedoria Terra, Receptáculo das forças cósmicas, recipiente da mente superior, antenas de sintonia. Percepção da presença de Deus dentro de si. Ligação muito estreita com Deus. Sabedoria. Vive pelo corpo emocional e opera a partir do mundo psíquico. Constitui a consciência global. Humano como recipiente para a penetração da mente superior.


BEN

CAMINHANTE DO CÉU VERMELHO Exploar, espaço, vigilância Pilares de luz. Emociona-se facilmente. Canal céu-terra. Desejo de unir Céu e Terra. Expansão da luz. Deus percorrendo todas as coisas. Anseio por paz e harmonia. Pacificador. Lutador por princípio. Explora o espaço. A eterna busca. Pilar entre o céu e a terra. Assume desafios, mas é sempre desafiado a domar sua natureza obstinada. Conexão universal. Aspiração pela unificação do céu com a Terra; princípio, crescimento da mente superior


IX

MAGO BRANCO
Encantar, intemporalidade, receptividade O momento presente, o aqui e agora. Vive no reino das emoções e pode ter poderes psíquicos. Interessa-se por religião e espiritualidade. Deus forte e valoroso, companheiro da águia que protege os guerreiros. Sigiloso, lutador, muita força potencial, livre caçador, o nível mais alto da evolução e crescimento da consciência superior; a energia do felino, o vidente nocturno, adivinhador, profeta; encanta a intemporalidade, o momento presente, o aqui e agora. Visionário. Poder de curar a si mesmo e aos outros. Consciente de maneira global. Energia construtiva, o visionário nocturno, obtenção dos poderes mágicos.


MEN

ÁGUIA AZUL 
Criar, visão , mente Visão ampla, vidência, cria a visão. Valente, ousado, fanfarrão, soberbo, cuidadoso. Mente superior colectiva, mente planetária e consciência. Opera a partir dos mundos emocional e psíquico. Expressa as informações que recebe. Independente e ambicioso. Inclinação científica ou técnica. Natureza crítica e exigente. Pode tornar-se telepático.


CIB

GUERREIRO AMARELO 
Questionar, inteligência, intrepidez Deus do fogo, longa vida, prosperidade, alegria, vida metódica, planificada, disciplinada, maturidade, brilham na maturidade, solteirões, economistas. Guerreiro pelo Espírito, age a partir do coração universal. Questionador, inteligência. Transmite informações. Pode adquirir a capacidade de entender e usar a telepatia. O guerreiro é aquela pessoa que, através da inteligência, é capaz de harmonizar as massas. Força cósmica, habilidade de contactar e comunicar com a consciência galáctica.


CABAN

TERRA VERMELHA 
Evoluir, navegação, sincronicida de Movimento, tremor, tudo se move. Vive nos reinos espirituais. Inicia e gera ideias, mas também se auto governa. Pessoa muito activa mentalmente, com muita energia, sempre em movimento. Enfrenta tudo. Coração da galáxia; evolui a navegação, desenvolve. Evolução, movimento, força da Terra, sincronicidade, poder de sincronização inteligente, alinhamento das forças planetárias. Liberal, progressista, controvertido.



ETZNAB

ESPELHO BRANCO 
Refletir, infinito, ordem Faca de sacrifício. Vive no reino do mundo espiritual e actua com o coração universal. O auto-sacrifício do ego, que produz luz e consciência verdadeira de si, valor renúncia, enfrentamento, luta interna, caminho direito, enfrenta a vida com estratégia, combativo, temperança. Vincula-se às energias do reflexo, eternidade e ordem. Muito sociável. Padrão, ritual do não tempo, golpe rituaiístico,, espada da sabedoria e purificação; mundo da verdade onde as imagens reais ou virtuais se confundem.


CAUAC

TEMPESTADE AZUL
Catalisar, auto geração, energia Geralmente alegre, contagiante; agudiza as contradições. O trovão que brota do ser é a palavra divina do coração do céu. Cataliza a auto geração; acelera ou diminui a auto geração. Nuvem de trovão e ser do trovão, transformação que precede a realização completa. Opera a partir do mundo espiritual e do coração universal. É um transmissor das informações que recebe. Amigável e prestativo. Pode ser atraído pela filosofia e religião e preocupa-se com a cura e a purificação.


AHAU


SOL AMARELO 
Iluminar, fogo universal, vida Vive pelo espírito e age a partir do coração universal. Consciência, iluminação e fogo universal. Auto-regulador. Amoroso, dedicado, artístico, sonhador e romântico, embora às vezes seja desajeitado socialmente. Bem intencionado, beleza, nobreza, dignidade. Animador, cristificado; Mente solar, mestria, realização do corpo solar, sabedoria, conhecimento, habilidade de enfocar o todo galáctico.

Quando nos sintonizamos com as energias do dia, isso nos coloca no ritmo natural do Universo e tudo flui pra que estejamos naquele lugar e hora onde encontramos todas as ferramentas e as pessoas certas para nosso crescimento. Ao olhar as figuras dos símbolos que trazem as energias do dia, entramos nesse fluxo natural do tempo e as informações podem ser assimiladas aos poucos, porque os símbolos já trazem a ressonância que te coloca em sintonia com o que é sua natureza mais profunda. 


Seguir o Calendário Maia é como ter acesso a uma chave preciosa que te abre muitas portas... Portas pra dentro... onde você tem encontros sagrados com quem você é... Portas pra outros espaços de realidade... onde você vivencia a sua multidimensionalidade... e na memória das estrelas você encontra os seus Dons e pode tocar então a sua nota única na grande melodia Cósmica...




ENTENDENDO OS MAIAS:
O modelo de civilização globalizado, que implica uma guerra contra a natureza, está levando todo o sistema de vida a uma grande crise. Há sinais inequívocos de que a Terra não agüenta essa exacerbada exploração de seus recursos, a ofensa à dignidade de seus filhos e filhas e a exclusão de milhões de seres humanos condenados a morrer de fome. É imperioso que nos inspiremos em outras civilizações que possam ser fontes de sabedoria ecológica.

Os Maias nos deixaram um legado destacando: A cosmovisão harmônica com todos os seres, a fascinante antropologia centrada no coração e no sentido do trabalho humano. 



A antiga sabedoria maia se conservou mediante a transmissão oral de pai para filho. Por ter se mantido à margem da cultura moderna, os maias guardam com fidelidade as antigas tradições e os antigos ensinamentos, que também constam de escritos como o Popol-Vuh e os Livros de Chilam Balam.

A intuição básica de sua cosmovisão se aproxima muito da moderna cosmologia e da física quântica.
Assim como os olmecas, a civilização maia instiga uma série de questões não respondidas aos diversos paleontólogos, historiadores e antropólogos que investigam este povo pré-colombiano. Os indícios da origem da civilização Maia repousam nos sítios arqueológicos da península do Iucatã, que datam entre 700 e 500 a.C. Contudo, novas pesquisas admitem uma organização mais remota, estabelecida em 1500 a.C.. 



Ao contrário de outras grandes civilizações, os Maias não se organizaram politicamente através de uma estrutura de poder político centralizado. Em um vasto território que ia da Guatemala até a porção sul do México, observamos a presença de vários centros urbanos independentes. Entre as principais cidades integradas a esse sistema podemos destacar Piedras Negras, Palenque, Tikal, Yaxchilán, Copán, Uxmal e Labná.


O esplendor da sociedade Maia é fundamentalmente explicado pelo controle e as disciplinas empregadas no desenvolvimento da agricultura. Entre os vários alimentos que integravam a dieta alimentar dos maias, podemos destacar o milho, produto de grande consumo, o cacau, o algodão e o agave. Para ampliar a vida útil de seus terrenos, os maias costumavam organizar um sistema de rotação de culturas.

O processo de organização da sociedade era bastante rígido e se orientava pela presença de três classes sociais. No topo da hierarquia encontramos os governantes, os funcionários de alto escalão e os comerciantes. Logo em seguida, temos funcionários públicos e os trabalhadores especializados. Na base da pirâmide ficavam os camponeses e trabalhadores braçais.



Os maias tiveram uma ampla gama de conhecimentos desenvolvidos no interior de sua cultura. De acordo com algumas pesquisas, eles utilizavam um sistema de contagem numérico baseado em unidades vigesimais e, assim como os olmecas, utilizavam do número “zero” na execução de operações matemáticas.
Além disso, criaram um calendário bastante próximo ao sistema anual empregado pelos calendários modernos.



Da época de glória da civilização maia, ficaram na atualidade os vestígios de grandes cidades como Chichén Itzá no México, Tikal na Guatemala, Copan em Honduras e Tazumal em El Salvador, que constituem as mecas do turismo arqueológico regional.

Mas o fato mais importante é que foi preservada uma numerosa população que, além de conservar a herança genética de seus antepassados, continua guardando muito da tradição cultural, em contextos muito adversos, de sociedades que menosprezam seus próprio passado.

Hoje subjugada, discriminada, encurralada na miséria e depreciada em seu valor, a cultura maia continua, sem dúvida, fazendo uma contribuição valiosa para a sociedade mesoamericana e universal,  "É o ensino de que a paz é a melhor forma de convivência humana".
Esta atitude pacífica e de respeito à natureza é essencial, à espiritualidade dos maias, que não se compara com nenhuma outra cultura pré-hispânica da América.


Documentário

"Decifrando o Código Maia" 
(Breaking the Maya Code)












6 comentários:

  1. Obrigada minhas amigas, pelo vasto e rico material que vocês forneceram sobre nossos Irmãos Maias!!
    Interessantíssimo! Magnifico! D++++++++++++!!!
    Coração em Unidade Agradece!!
    Abração! Beijocas!
    Ceiça.

    ResponderExcluir
  2. Também estamos gratas , pela tua linda presença, acolhendo sempre em alegria tudo que nós postamos , seja lá o que for ! pode ser até uma grande "porcaria" para muitos rsrsrsrs , isto não tem nada a ver ,e nem faz diferença , quando olhamos com o "Coração" a visão do outro !
    Somos eternamente gratas ,pelo teu respeito isto é muito mais além do que podemos imaginar , isto? se chama AMOR !!! e é esse Amor que Somos , o único que pode nos libertar e libertar o outro dessas energias densas que estamos acostumados a viver!
    Os Maias já sabiam disso ! A ENERGIA DO AMOR TRANSMUTA TUDO ! Cristo em sua encarnação neste Planeta ,já havia dito ,que todos aqueles "milagres" que ele fazia , qualquer um de nós podia fazer! só agora vejo com clareza essas palavras....O Cristo nos enxergava com Amor ,sem fazer distinções nem julgamentos , pois Ele sabia que nós Somos partes Dele , e essas partes só estávam doentes , ou seja, estavam envoltas em muita Energia Densa , Pesada , e que num simples e Amoroso Olhar Dele , aquelas doenças , aquelas energias densas eram naquele exacto momento transmutadas !!! MARAVILHA !!!

    Eternamente gratas pela tua Amorosa e Linda presença Amada Conceição !

    No "Servir" , estamos em UNIDADE DE CORAÇÕES !!

    beijinhos amorosos e agradecidos
    TE AMAMOS !

    ResponderExcluir
  3. Faço minha as palavras da Conceição ( Ceiça )...O material está Além!!!
    Só rendendo Graças pela partilha!!
    Beijokas no Coração!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Mirian , pela tua visão muito além !
      Tua Linda Presença me tem acrescentado muito viu ?
      No "Servir", estamos em UNIDADE DE CORAÇÕES !!
      beijinhos agradecidos no seu Amoroso Coração.

      TE AMO !!!!

      Excluir
  4. Em Goiânia-Goiás-Brasil, já começou uma nova contagem para o novo tempo, que vamos viver. Os maias deram sua contribuição e ela não vai morrer.. mas precisamos mostrar que algo novo já começou no marco zero de uma nova estação e que foi em 2012.0000 e continua em 2013.0001 até a nova conclusão deste ciclo. começa agora a verdadeira obra de encontro com a verdade primordial, começa a Reino Milenar de Deus o único grande Espírito, sendo o reino milenar da paz que a planeta terra tanta espera, sem tirar o livre arbitrio de ninguém, apenas aprender como viver cada um sua liberdade verdadeira.... a contagem já começou, quem vai acordar primeiro, depois de mim....

    ResponderExcluir
  5. Saudações amigo Nelson , Seja Bem Vindo !

    Gratas pela sua Presença !
    Estamos neste aqui e agora de braços abertos , acolhendo "O NOVO" que chega , e que o Grande Espírito Habite em todos os Corações !

    Um grande e livre abraço !

    ResponderExcluir