quinta-feira, 4 de julho de 2013

COZINHA TRIBAL - DELICIOSAS RECEITAS COM A MANDIOCA


Os povos indígenas dedicam grande parte do seu tempo em atividades relacionadas à alimentação. Isso porque é preciso obter ou produzir os alimentos: criar animais, como galinhas e porcos; realizar expedições de caça e de pesca; coletar frutos no mato; preparar a roça e colher seus produtos. Desta forma, a sua culinária se tornou vasta e com temperos incrivelmente saborosos. E com isso, muitas de suas influências foram herdadas pelos povos colonizadores e acabaram por conquistar o público com seus exóticos pratos, porém, carregados de simplicidade e muito sabor.
Em homenagem a essas culturas tão maravilhosas e influenciadoras para o Mundo inteiro , vamos publicar neste mês de julho , algumas dicas de receitas tipicamente indígenas para que tenhamos outras opções em nosso cardápio do dia a dia .
E por falar em cardápio, a gastronomia indígena é muito parecida com o que hoje chamamos de cozinha natural. Todos os ingredientes eram retirados da terra e assados em fogueira, ainda frescos. Por isso, os nativos caçavam apenas a quantidade que conseguiam comer, para evitar o desperdício e, por consequência, a extinção de espécies. 

NA COZINHA TRIBAL BRASILEIRA

Mesmo depois da entrada do povo branco e negro no solo verde-amarelo, os indígenas ainda tentam conservar sua cultura e hábitos alimentares no dia a dia da tribo. Entretanto, alguns ingredientes transpassaram a cortina das aldeias e fazem parte de receitas sofisticadas apreciadas pelo país afora. O palmito, a mandioca, a abóbora, os peixes e as carnes de caça, como a paca, são exemplos disso. Esses ingredientes são estrelas de pratos simples ou sofisticados, dando um sabor brasileiríssimo às refeições.

A MANDIOCA 


Conta a lenda de uma nação do tronco tupi-guarani, que a filha de um chefe guerreiro apareceu grávida sem nunca ter tido contato algum com um homem. Dessa moça virgem nasceu uma criança, para surpresa da tribo, muito branca e muito precoce, o que atraia muita gente à taba. Chamaram-na Mani. Passado um ano ela morreu, foi enterrada em sua própria casa e, segundo a tradição, sua sepultura regada diariamente. Passado um tempo nasceu uma planta, cresceu e floresceu até que a terra fendeu mostrando o fruto que acreditaram fosse a própria Mani. Comeram-no e o chamaram de mani-oca, a casa da Mani, que logo se transformou no pão e no vinho de nossas populações nativas.



RECEITAS COM MANDIOCA


FAROFA
 Ingredientes: 
50g de presunto cozido 
30g de azeitonas verdes e pretas 
10g de salsa 
2 ovos 
20g de margarina 
5g de sal 
150g de farinha de mandioca 
Modo de preparo: Aqueça a margarina e junte o ovo, mexendo sempre. Acrescente o sal e aguarde o ovo fritar. Em seguida, junte o presunto, as azeitonas e a farinha, mexendo sempre.

PÃO DE QUEIJO
Ingredientes: 
1 copo de óleo
1 copo de leite½ quilo de polvilho azedo
1 xícara de queijo mineiro ralado (tem que ser aquele bem curado, o fresco não serve)
4 ovos
Modo de preparar
1. Ferva o leite com o azeite e tire do fogo.
2. Coloque o polvilho numa tigela e escalde com a mistura fervente.
3. Vá acrescentando os ovos um a um
4. Coloque o queijo, misture tudo muito bem e modele os pãezinhos
5. Coloque em forma untada e asse em forno quente até começar a corar levemente.


COMPOTA DE MANDIOCA


Ingredientes
1 kg de mandioca 
500 g de açúcar 
1 colher (sopa) de erva-doce 
2 cravos 
1 pau de canela 

Modo de preparar
 Descasque, corte e ferva toda a mandioca, cozinhando-a ligeiramente; reserve. 
 Faça uma calda com os outros ingredientes. 
 Adicione a mandioca e cozinhe-a em fogo baixo até que fique macia; tome cuidado para que ela não desmanche. Sirva a compota fria. 
Dica : se quiser, sirva acompanhada de uma bola de sorvete.


BOLO DE MANDIOCA CREMOSO 
VÍDEO AULA

Ingredientes: 
500g de mandioca crua ralada no ralo grosso 
1 lata de leite condensado 
50g de queijo ralado 
1 colher (sopa) bem cheia de margarina 
100 ml de leite de coco 
1 e 1/2 xícara (chá) de leite 
1/2 colher de(sopa) de fermento químico em pó 
2 ovos 1/2 xícara (chá) de açúcar 
50g de coco ralado grosso



BEIJU DE TAPIOCA 


500 gramas de polvilho doce + 250 ml e mais um pouco de água + 1 pitada de sal. Misture até o polvilho ficar como uma farofa úmida. Peneire sobre uma frigideira quente de qualquer tipo, não untada. Cozinhe dos dois lados. Limpe sempre a frigideira para a tapioca ficar branquinha. Recheie e nhac!




5 comentários:

  1. Aiai agora me deu fome !!!! hahahahahahaha
    Vou pra cozinha fazer pão de queijo , A-DO-RO !!!
    Dica minha para quem não achar povilho azedo , também faço com povilho doce , fica BEM BOM !!!

    O mais importante para mim quando cozinho , é cozinhar com amor , pois todas vibrações da pessoa (no momento ) que estiver manipulando os alimentos , vai ser passada para a comida e essa , para todos que comerem dela !!
    Cozinhando com Amor ,essa é a receita ideal , não tem como não dar certo , tudo flui e o pessoal que vai saborear agradece, se alegra e pedi BIS!!!!

    O meu amoroso e saboroso "beiju" à todos !!
    BOM APETITE !!! hahahahaha

    ResponderExcluir
  2. OSandra onde é que voçê encontra a mandioca???????

    Assim não vale, tô de beichinho viu!!!! Ah assim não brinco mais!!!!

    Nem coco, nem mandioca, nem cachoeira....tá bom, vou tomar banho "no meu banheiro" irmã NO EYES disse que dava no mesmo....

    Tchau....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Beija Flor !!! a mandioca pode ser encontrada nos mercados de grande superfície como , Continente , Pingo Doce e por ai vai !! kkkkk
      Mas também depende da época da mandioca né !!! kkkkkkkkkkkkkk
      O coco ralado , você encontra sempre nas prateleiras de qualquer mercadinho ! agora , a cachoeira não tem jeito não ! temos de encher a banheira e ficar ali numa boa , como bem disse No Eyes ...dá no mesmo !!!
      Quando o elemento água te chamar , enche a banheira e vai viver esse momento especial na paz e amor ! é isso ai !!! kkkkk

      Tchau minha querida ! beijinhos de tapioca !!!

      Excluir
  3. VOLTEI.....

    Pois é sabem o que descobri? Voçê tem razão Sandra, seja o que fôr que se faça com amor, tem realmente o sabor da "mandioca"......

    A AGUA É A .....AGUA!!!!!!!!!!!!!!!No mar, na cachoeira, no rio, no banheiro, na fonte, ElA È NOSSA MÃE...ELA É NÓS TAMBÉM!!!

    Beijinhos refrescantes a TODAS/OS

    Pury

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso ai amada !
      Tudo que fazemos em amor seja com mandioca ou qualquer outro alimento , fica bem mais GOSTOSO !!!
      E com certeza , a água também somos nós !!!!SALVE A ÁGUA ! uhúúúúúúúúúúú

      beijinhos refrescantes pra si também !!!! e vamos pra banheira , pois o calor aqui em Portugal tá uma maravilha !!!! SALVE O ELEMENTO FOGO !!!
      SALVE O SOL !!!!!


      Excluir