sábado, 2 de março de 2013

Cometa PANSTARRS vai brilhar no céu em março!



Em março, temos cometa e poderá ser visto a olho nu. Conheça o que se espera do cometa PANSTARRS e em que datas poderá brilhar mais no nosso céu noturno.
2013 promete ser um ano inesquecível no que concerne a fenômenos celestes. Ainda no passado dia 15 de fevereiro se esperava a passagem do maior asteroide à menos distância de sempre do nosso planeta, desde que se monitoriza este tipo de objetos, recebemos a inesperada "visita" de um enorme meteoro nos céus da Rússia. Dizem os astrônomos que foi um daqueles fenômenos que só acontece uma vez nun século.
Mas há mais nos céus em 2013 ! antes mesmo de novembro (mês que promete o cometa mais espetacular do novo milênio) temos em março o cometa C/2011 L4, 
ou PANSTARRS , descoberto em 5 de junho de 2012 por astrônomos da Universidade do Hawaii.
Em março o cometa irá finalmente visitar os céus do hemisfério norte, altura em que estará, também , mais perto do nosso Sol. Neste momento já existem várias fotografias do PANSTARRS, capturadas no hemisfério Sul, onde já é possível observar com binóculos e a olho nu. Veja o seguinte Vídeo de Alex Cherney em que o PANSTARRS é acompanhado nos céus pelo C/2012 F16 (Lemmon).




O cometa já se mostra "crescido", mostrando já uma bonita cauda, mas é em março, quando se aproximar do Nosso Sol, que se espera que brilhe o suficiente para ser visto à desarmada no hemisfério norte.
Neste final de fevereiro, o cometa já se encontra lá na órbita de Vênus , sendo visível no hemisfério sul. Mas vamos às datas que nos interessam:

A 5 de março: O cometa atinge a sua maior proximidade ao nosso planeta, 1,10 Unidade Astronômica ( cerca de 150 milhões de quilômetros), ou seja estará quase tão perto como o Sol.
A partir de 7 de março: O PANSTARRS passa a aparecer no horizonte do hemisfério norte. Tendo em conta que não o esperamos tão brilhante como era suposto, escolha um local  com pouca luminosidade e olhe para o oeste. Se não tiver edifícios no caminho ou nuvens, verá o cometa mesmo acima do horizonte.
A 10 de março: O cometa atinge a sua passagem mais próximo do Sol A 0,30 Unidades Astronômicas (45 milhões de quilômetros),estará tão perto do Sol como Mercúrio. Será nesta altura que se espera que apresenta a sua maior cauda. Os cometas brilham mais na altura em que estão mais perto do Sol, visto que são mais atingidos pelo calor, vaporizando o gelo e a poeira "lamacenta" da camada exterior.


Entre 12 e 13 de março: O Brilho da Lua poderá incomodar mas será uma ótima oportunidade para fotografias.
Durante março : O cometa será visível no hemisfério norte após o pôr do sol. perto do horizonte a oeste. Com o passar do mês ele irá deslocar-se em direção a Norte, saindo da frente da constelação de Peixes para ocupar o mesmo espaço das constelações de Pégaso e Andrômeda. Espera-se que durante esta altura (como se vê na imagem) o cometa mantenha a sua bonita causa e seja, assim visível com binóculos ou à vista desarmada.



FONTE: http://oasa.centrosciencia.azores.gov.pt/noticia/cometa-panstarrs-vai-brilhar-no-c%C3%A9u-em-mar%C3%A7o





Nenhum comentário:

Postar um comentário